Os iogurtes da Nestlé estão entre os produtos preferidos do públicoAs marcas Pilão, Sadia e Nestlé aparecem entre as mais consumidas pela população do Rio de Janeiro e de São Paulo durante o café da manhã. Na categoria Frios e Laticínios, a marca Sadia foi a mais citada, com 30% das respostas. Em Bebidas, a mais comentada foi Pilão, com 24%. Já para os Leites e Iogurtes, a Nestlé lidera com 16% das respostas. O levantamento, que avaliou hábitos alimentares, faz parte de um estudo realizado pelo aplicativo mobile de pesquisas, PiniOn, em parceria com o Ibope Inteligência.

O estudo ainda identificou as marcas mais consumidas nas categorias Mercearia, Padaria, Biscoitos e Cereais. Segundo a pesquisa, pão (31%), frutas (26%), café (23%) e leite (22%) são os quatro alimentos citados como essenciais para um café da manhã ideal, enquanto frutas (53%), cereais (22%) e suco natural (18%) formam o trio do café da manhã saudável para os respondentes. A análise também mostrou que 54% dos entrevistados reconhecem que seu consumo no café da manhã não é o ideal, sobretudo pela ausência de frutas (43%) e pela pouca variedade de alimentos (27%). Apenas 13% consideram seu café da manhã ideal.

A maioria dos usuários do PiniOn de São Paulo e Rio de Janeiro que participaram desse estudo (64%) afirma que toma café da manhã todos os dias, principalmente os que têm mais de 50 anos. Contudo, essa refeição nem sempre é feita em casa. Quando optam pelo café na rua, 49% dos paulistanos vão a uma padaria e 33% dos cariocas fazem essa refeição no local de trabalho. Entre os que pulam essa refeição, metade dos paulistanos não a fazem por falta de tempo e 41% dos cariocas por não sentirem fome no início do dia.

Segundo Talita Castro, responsável pela área de inteligência de pesquisas do PiniOn, o grande diferencial desse estudo é a oportunidade de entrar na casa dos consumidores e participar do cotidiano deles, já que o levantamento é feito por meio do aplicativo, que já tem 180 mil usuários cadastrados. “Para as marcas, a análise tem a missão de mostrar os hábitos dos consumidores e como eles podem ser impactados com suas campanhas, ações e lançamentos de produtos”, diz. A executiva ressaltou que, além de responder os questionários, os participantes ainda mandavam fotos do seus cafés da manhã, deixando claro os pontos que poderiam ser explorados pelos anunciantes.