Segundo o grupo, a escolha do sucessor ainda não foi feita

A WPP anunciou nesta segunda-feira (9) que Mark Read, CEO da companhia, deixará o cargo no fim de dezembro de 2025. O conselho de administração já iniciou um processo formal para escolher quem assumirá a liderança a partir do próximo ano.

Em comunicado, Read, que está na empresa desde 1989, afirmou: “Após mais de três décadas na WPP e quase sete anos como CEO, este é o momento certo para passar a responsabilidade a uma nova liderança”.

Ele destacou que a empresa hoje é “mais simples, mais forte e mais focada”, com uma oferta integrada em criatividade, tecnologia e inteligência artificial. Entre os marcos da sua gestão, mencionou a criação da plataforma WPP Open, o reconhecimento da holding como ‘Creative Company of the Year’ no Festival de Cannes e a consolidação de parcerias com quatro das cinco maiores empresas do mundo.

A trajetória de Mark Read dentro do grupo ganhou protagonismo após a saída de Martin Sorrell. Em agosto de 2018, o mercado já especulava sua nomeação como CEO, em um momento considerado delicado para a companhia, que vinha enfrentando queda nas ações. No mês seguinte, sua nova posição foi oficializada.

Em sua gestão, Read foi responsável pela maior fusão do grupo, entre as agências Wunderman Thompson e VMLY&R, anunciada como parte da estratégia para simplificar operações e fortalecer a oferta criativa da companhia. Na ocasião, ele destacou que “ter escala é fundamental no mundo atual, à medida que a inteligência artificial e a tecnologia transformam o marketing, e os clientes globais buscam simplificar suas relações”.

Read também enfrentou momentos de forte tensão, como o início da pandemia de Covid-19. Em março de 2020, afirmou que a publicidade seria “mais importante do que nunca”, defendendo a união do setor em meio à crise global.

Em 2021, a WPP perdeu a liderança de mercado global para o grupo francês Publicis, encerrando um longo período de hegemonia da holding britânica.

Apesar disso, manteve um ritmo de reestruturações estratégicas. No terceiro trimestre de 2024, a empresa apresentou um crescimento de receita líquida de US$ 1,5 bilhão, puxado pelo desempenho em tecnologia, consumo e viagens, com destaque para o papel da GroupM.

No mesmo período do ano seguinte, o desempenho registrou queda, com redução de 2,7% na receita líquida. A empresa, no entanto, destacou avanços na plataforma WPP Open e novos contratos com marcas como Heineken e Generali.

Em linha com a reorganização do portfólio criativo da holding, Read promoveu em maio de 2025, a integração global da Grey dentro da Ogilvy, encerrando a união anterior com a AKQA e reestruturando sua arquitetura de marcas criativas.

Poucos dias depois, a holding revelou a criação da nova vertical WPP Media, substituindo oficialmente a marca GroupM. A proposta inclui investimentos de £300 milhões em tecnologia e IA voltados para o público B2B.

O presidente do conselho da WPP, Philip Jansen, agradeceu ao executivo por sua “liderança extraordinária” e afirmou: “Ele transformou a WPP em um líder global em marketing moderno, com capacidades profundas em IA, dados e tecnologia. Ele deixa uma base sólida para o crescimento futuro da empresa”.