Silo: benfeitoria dedicada à armazenagem de recursos naturais, protegidos das condições naturais. Se no mercado agrícola a construção é benéfica, no marketing este termo é utilizado para metaforizar o isolamento de uma área em relação às outras – culminando em uma espiral negativa e em perda de dinheiro. E uma pesquisa feita pela Forbes Insights, divisão da Forbes Media, em parceria com a Teradata aponta um cenário pouco animador: departamentos de marketing ainda estão isolados.
O estudo, que traz também recomendações aos CMOs (chief marketing officers), aponta que aproximadamente 56% dos profissionais de marketing realizam outras atividades como parte do processo regular de sua jornada de trabalho. E 33% destes profissionais ainda dizem que estas atividades são diretamente relacionadas com projetos que estão trabalhando. Mesmo com o avanço da tecnologia e das opções que ela entrega, 74% dos profissionais não enxerga o departamento de TI como estratégico. Isso mostra um pouco do isolamento destes profissionais perante a operação de sua companhia e do seu consumidor, armazenados em uma bolha só sua.
O próprio estudo se chama “Quebrando os silos de marketing: a chave para alcançar a satisfação do cliente e melhorar seus resultados”, e conta a história de companhias de áreas diferentes que aplicaram soluções diferentes para integrarem os seus departamentos. São elas: Citrix, Conversant, HubSpot, Juniper Networks e Wi-Fi Alliance.
Entre as soluções apresentadas, a integração dos profissionais com os departamentos e equipe de produto que criam, o foco no pensamento do consumidor, o uso de dados para perceber gaps e a eliminação da competição entre on e off-line se destacaram. O estudo completo está disponível no site da Teradata.
“Hoje os líderes de marketing têm muitas opções organizacionais e tecnológicas para endereçar os problemas de silos, e, ao mesmo tempo, considerar que o tema deve ser enfocado sob um prisma estratégico, voltado a dados, criando uma cultura que unifica a tomada de decisão, focando especificamente na experiência do cliente”, afirmou Lisa Arthur, CMO da Teradata Marketing Applications. “Quebrar os silos é um passo crítico para alcançar sucesso em marketing focado em dados, e esperamos que essa nova pesquisa ajudará os líderes de marketing, em nível mundial, a eliminar o problema”.