Ações que se caracterizam pelas mais diversas iniciativas de melhorias sociais e ambientais serão premiadas nesta segunda-feira (11), na sede da ESPM, em São Paulo, com a entrega dos troféus do Marketing Best Sustentabilidade 2013.
Presidido por Jomar Pereira da Silva, presidente da Alap (Associação Latino-Americanda de Agências de Publicidade), o júri selecionou um total de dez cases. Além deles, o Marketing Best Sustentabilidade vai destacar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso como Cidadão Sustentabilidade 2013. Ele foi escolhido pelos integrantes da Academia Brasileira de Marketing. O Prêmio Marketing Best é organizado pela Editora Referência em parceria com a Madia Marketing School, com realização da MadiaMundoMarketing, e apoio da Academia Brasileira de Marketing e da J.Cocco Comunicação Integrada de Marketing.
O júri que selecionou os cases premiados contou com a participação de Francisco Alberto Madia de Souza (MadiaMundoMarketing), Milton Mira de Assumpção Filho (M.Books do Brasil), Francisco Gracioso (ESPM) e Décio Clemente (DClemente Associados).
Foram destacados projetos (veja relação abaixo) desenvolvidos pela AACD, Amil, Apae de São Paulo, Associação Viva e Deixe Viver, Bradesco Capitalização, Caixa Econômica Federal, Complexo Comercial Tatuapé, Damha Urbanizadora, ESPM Social e Itaipu Binacional.
A AACD, que há mais de 60 anos atua para ajudar crianças deficientes, será premiada pelo seu conjunto de ações para captação de recursos para atender seu orçamento anual. Entre essas ações, um dos destaques é a parceria com o projeto Teleton. A Amil, por sua vez, terá seu troféu por um case que reúne reciclagem com atividades de dança e esporte.
O prêmio da Apae é para uma campanha sobre a importância do teste do pezinho. A Associação Viva e Deixe Viver será premiada por seus 15 anos de atuação com a missão de promover a educação e a cultura na saúde, melhorando a internação hospitalar de crianças e adolescentes.
A exemplo da Amil, a Bradesco Capitalização e a Itaipu Binacional também se destacaram no Marketing Best Sustentabilidade com ações socioambientais. A do Bradesco é sobre o título de capitalização Pé Quente Bradesco Projeto Tamar, criado para oferecer recursos financeiros para o projeto que protege as espécies de tartarugas marinhas da costa brasileira. A Itaipu foi premiada com o programa “Cultivando Água Boa”, para a conservação de recursos naturais em uma área que abrange 29 municípios da região da Bacia Hidrográfica Paraná 3.
A Caixa Econômica Federal se destacou com um programa de reconhecimento de melhores práticas de gestões locais para o desenvolvimento de projetos sociais que resultem em melhorias na qualidade de vida da população. O Complexo Comercial Tauapé recebe troféu pelo desenvolvimento do programa “Mulheres de peito”, desenvolvido com o objetivo de oferecer informações e exames de câncer de mama. A Damha Urbanizadora é uma das premiadas do Marketing Best Sustentabilidae pelo seu conjunto de ações para promover melhorias no entrono dos seus empreendimentos. Já a ESPM Social recebe troféu pelo trabalho desenvolvido para a formação de gestores com visão direcionada à sustentabilidade.
Cidadão Sustentabilidade
Fernando Henrique Cardoso é a terceira personalidade a receber o título de “Cidadão Sustentabilidade” do Marketing Best. O primeiro foi o presidente-executivo da Abril S.A, Fábio Barbosa, em 2011, e a segunda, a ex-ministra Marina Silva, no ano passado. Em entrevista concedida a Francisco Alberto Madia de Souza (leia aqui), FHC destaca a importância da inclusão social para a verdadeira democracia.
Considerado um dos maiores intelectuais na área de ciência política e sociologia da América Latina, Fernando Henrique Cardoso é formado em Ciências Sociais pela USP (Universidade de São Paulo) e pós-graduado pela Universidade de Paris. Ex-senador, ele fundou, em 1988, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) ao lado de Montoro e Mário Covas. Foi ministro das Relações Exteriores (1992-1993) e ministro da Fazenda (1993-1994) durante o governo Itamar Franco. Em 1994, lançou o Plano Real, por meio do qual conseguiu se eleger presidente da república. Reelegeu-se em 1998, permanecendo na presidência – seu último cargo político eleito – até o fim de 2001.
Atualmente, preside o Instituto Fernando Henrique Cardoso, instituição sem fins lucrativos fundada em 2004 para reunir sua obra e propor discussões sobre o Brasil e a América Latina.
Confira abaixo a lista dos cases premiados no Marketing Best Sustentabilidade 2013:
AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) – “Captação de recursos em busca da sustentabilidade da AACD”
Amil – “Recicle e dance”
Apae de São Paulo (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) – “Quem é mãe coruja, pega no pé”
Associação Viva e Deixe Viver – “Viva e Deixe Viver – 15 anos”
Bradesco Capitalização – “Projeto Tamar”
Caixa – “Programa Caixa Melhores Práticas em Gestão Local (PCMP)”
Complexo Comercial Tatuapé – “Mulheres de Peito”
Damha Urbanizadora – “Damha Urbanizadora: A soma de esforços que gera resultados”
ESPM Social – “Formação de gestores com visão de negócios direcionada à sustentabilidade”
Itaipu Binacional – “Programa Cultivando Água Boa”