![]()
A comissão “Grandes eventos – desafios e oportunidades”, apresentada no V Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação, nesta segunda-feira (28), contou com a presença de importantes nomes do segmento. José Victor Oliva, da Holding Clube, foi o presidente da comissão, que ainda contou com a presença da portuguesa Madalena Torres, do Banco Espirito Santos; e de Paulo Focaccia, da Ampro (Associação Brasileira de Marketing Promocional), além de Ronaldo Nazário de Lima, da 9ine; e Marcelo Pinto, da Rede Globo.
Durante sua apresentação, Oliva aproveitou para propor uma tese para a criação de um manual de normas para o marketing promocional, que tem como objetivo padronizar a atuação das agências do setor. Chamado por ele de “manual de compliance”, termo que significa conformidade, a ideia é estabelecer regras, tendo como principais pontos: a rentabilidade do cliente, fomento social, cultural e de sustentabilidade, entre outros.
O executivo propôs ainda a criação de ações estruturais e de comissões de trabalhos formadas por todas as entidades do setor, que ficarão responsáveis pela elaboração e discussão dos termos. Segundo ele, uma agenda será proposta, mas a ideia é que, em maio de 2013, quando será realizado o primeiro Congresso Brasileiro de Marketing Promocional, o manual seja apresentado. A tese foi aprovada pelos presentes.
Madalena Torres falou da importância da realização de grandes eventos e da necessidade de realizá-los de maneira responsável e que envolva todo o país. Como exemplo, ela citou a realização da Eurocopa, em Portugal, em 2004. A executiva contou como foi possível mobilizar todo o país em prol desse evento. Segundo ela, foi realizada uma grande campanha para convocar a população e mostrar os benefícios para todos. Depois disso, começou uma campanha internacional para falar de Portugal para outros países. O conceito era : “Tempo extra é a melhor parte do jogo”. Ao todo, foram investidos 19 milhões de euros e os resultados foram, de uma forma geral, positivos. Foram cerca de 500 mil turistas a mais e uma receita turística 28 % superior.
Já a apresentação de Marcelo Pinto girou em torno das oportunidades de ativação das marcas com os grandes eventos, especialmente a Copa do Mundo no Brasil. Ele destacou as ofertas da TV Globo para as empresas, já que detém os direitos de transmissão do evento. O ex-jogador Ronaldo também falou da importância desse evento. Disse que será um grande legado para os brasileiros e vai acelerar o crescimento do país. Entre outros pontos, abordou a importância da ativação das marcas e dos patrocínios – e que a Copa é uma ótima chance para isso.