O banco Itaú, Redecard e Vivo anunciaram nesta tarde (30), em São Paulo, a adoção do MasterCard Mobile, plataforma de pagamentos móveis desenvolvida pela MasterCard. Por meio de um chip de celular que contém o número do cartão de crédito ou de débito, o usuário pode realizar transação de compra em redes varejistas ou de recarga para pré-pago diretamente do aparelho móvel.
O serviço começa a ser implantado no início de janeiro na cidade de São José dos Campos que terá a prticipação inicial de mil estabelecimentos com previsão de atender 30 mil consumidores. Para participar, o cliente precisa ser correntista do Itaú e ter uma linha da Vivo e o estabeleciemnto comercial também precisa adotar o sistema de pagamento via celular. Para efetuar a compra, o usuário digita sua senha de mobile payment, o código da loja e o código do serviço. Em seguida, digita o valor da transação e confirma. Por fim, tanto o cliente quanto o estabelecimento comercial recebem um SMS informando sobre o sucesso da compra.
Segundo Gilberto Caldart, presidente da MasterCard Brasil e Cone Sul, não há previsão de quando o serviço estará disponível em outras cidades brasileiras. E também não há uma exclusividade do Itaú, redecard e Vivo para essa plataforma de pagamento. “Não é um sistema de exclusividade. Essas empresas é que se propuseram a colocar o ecossistema em pé”, disse Caldart.
Em um primeiro momento, nem os usuários nem os comerciantes serão onerados em relação ao serviço. Porém, assim que o serviço passar a ser oferecido em outras localidades, será cobrado uma taxa pela Redecard aos lojistas, assim como já ocorre com o uso das máquinas de cartões. E o chip e o serviço disponibilizado pelo banco também serão taxados.
Por conta disso, toda a comunicação será dirigida e individualizada. “A comunicação será direta para os clientes através das agências e dos nossos outros canais de comunicação. Depois é que vamos determinar qual será a melhor forma de se comunicar este serviço, se é interessante ou não uma mídia de massa, por exemplo”, explicou Fernando Teles, diretor da área de cartões do Itaú.
por Maria Fernanda Malozzi