A Adsmovil, especializada em publicidade para dispositivos móveis, está presente em nove países. Além do Brasil, a empresa tem negócios na Argentina, México, Chile, Colômbia, Peru, Espanha, Costa Rica e nos Estados Unidos. O CEO e fundador da empresa, Alberto Pardo, fica lotado na Colômbia, mas mensalmente vem ao Brasil. Segundo ele, está começando a acontecer aqui o que houve nos EUA há quatro anos. “Todo o mercado de publicidade digital está migrando de desktop para mobile”. Confira trechos da entrevista concedida ao PROPMARK.

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Crescimento
A companhia cresceu bastante em 2017: 43% em faturamento. A América Latina cresceu mais que os Estados Unidos. Argentina foi quem mais cresceu, mas o Brasil, com 47% de crescimento, foi o país que mais aportou dinheiro. Primeiro porque muito do investimento migrou do desktop para o mobile. Segundo porque, como houve uma desaceleração no ano passado, muitos mudaram dos outros meios para o mobile.

Publicidade mobile
Foi um ano muito bom para a publicidade mobile no Brasil. Vão vir dois ou três anos muito importantes para a América Latina. Está começando a acontecer aqui o que houve nos Estados Unidos há quatro anos. Todo o mercado de publicidade digital está migrando de desktop para mobile. Programática e vídeo mobile são os dois fatores que vão influenciar o crescimento.

Vídeo
Em dezembro do ano passado, a AdColony, considerada a segunda maior empresa de vídeo mobile do mundo, encerrou suas operações na América Latina para focar nos mercados dos Estados Unidos, Europa e Ásia, e a Adsmovil passou a ser a parceira exclusiva da empresa na América Latina na oferta de soluções de vídeo mobile.

Vantagens
O mobile permite uma série de segmentações que não existem em outros meios, como geolocalização e características de público. O grau de personalização é muito profundo. É quase uma mensagem para cada pessoa. E é fácil de chegar às pessoas pelo número de smartphones que existe. As marcas estão percebendo as vantagens de se fazer a medição.

Medição
O mercado brasileiro é muito mais sofisticado que o resto da América Latina porque aqui tem um costume de medição. São obsessivos até, querem medir tudo e também usam múltiplos KPI (key performance indicators) na mesma campanha.

Brasil
O Brasil é diferente do resto da América Latina. Primeiro porque é um mercado muito maior e, por isso, todas as companhias de tecnologia e publicidade querem estar presentes. Segundo porque é um país que tem um ecossistema próprio de aplicativos. É um mercado publicitário muito mais maduro, um país mais competitivo, em que há possibilidade de testar diferentes tecnologias. O Brasil chegou tarde no uso do smartphone, mas em três, quatro anos alcançou 100 milhões de pessoas. O brasileiro tem uma adoção muito rápida da tecnologia. Outra característica do brasileiro é que ele é muito jogador e os jogos são apps.

Conexão
Por vídeo ser muito relevante para o mercado de publicidade, a conexão é um fator importante, mas as tecnologias de vídeo já funcionam com formatos não tão pesado. Além disso, o governo brasileiro segue investindo em banda larga. A tecnologia 5G está chegando e vai permitir que as pessoas tenham conexão em múltiplos dispositivos.

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