Conteúdo localizado e personalizado é uma das tendências do mercado digital da música

 

O mercado de música digital valerá US$ 9 bilhões ao final de 2014, fruto de um crescimento liderado pelo consumo nos mercados emergentes e pela adoção de dispositivos móveis em todo o mundo. Os dados são provenientes de uma pesquisa feita pela Mahindra Comviva, provedora indiana de serviços móveis, em parceria com a consultoria inglesa Ovum Consulting que engloba nove mercados regionais.

Os dados mostram que o mercado de música digital nos mercados emergentes da Ásia-Pacífico deve atingir US$ 450 milhões, enquanto na América Latina o total deve ser de US$ 200 milhões. Já as vendas digitais na África, na Índia e no Oriente Médio crescem a uma taxa anual de 20%. O aumento das vendas de música digital nos mercados emergentes, a maior adoção dos serviços digitais e a penetração de marcas locais e internacionais desse ramo são uma evidência de que a música digital já é uma tendência, continua o relatório.

“A indústria da música está testemunhando mudanças dinâmicas e a alterações nos padrões de consumo”, afirma Atul Madan, chefe de serviços digitais da Mahindra Comviva. “Isso reitera nossa crença de que o futuro da música digital será baseado no engajamento, em uma experiência 360° e na preocupação com mercados sensíveis aos preços. O conteúdo localizado e customizado terá um papel importante no estímulo dos consumidores”, completa.

Outro ponto destacado pela pesquisa é a diversificação do mercado em termos de dispositivos usados, tipos e marcas de serviços. O documento aconselha os operadores a oferecerem pacotes personalizados a dois grupos de consumidores: os chamados “heavy users” e os ouvintes ditos casuais, que não têm recebido tanta atenção até o momento e representam uma grande oportunidade para as marcas atuantes desse setor.