No BrandZ 2019, ranking com as 100 marcas globais mais valiosas do ano, a Amazon lidera a lista. Com um crescimento de 52% no valor da marca em relação ao ano anterior, chegando a US$315,5 bilhões, ela está à frente da Apple (USD$309,5 bi) e Google (USD$309,0 bi).
Líder nesse e em rankings similares, a gigante segue firme em sua expansão e investimentos no mercado brasileiro. A empresa acabou de dar seus próximos passos no país com os lançamentos de Alexa e dispositivos Echo para o mercado brasileiro.
A novidade não vem apenas dela. A partir do Alexa Skill Kit (ASK), já são mais de 300 Skills (aplicativos) com experiências para o mercado brasileiro.
Marcas como Intelbras, Positivo, Sony, LG, Bose, JBL, Yamaha, Philips Hue, D-Link, iRobot Uber, Bradesco, Itaú, SBT, CBN, Globo, Folha, Estadão, Latam, Companhia das Letras, Porta dos Fundos, UOL, iFood, Panelinha, Nestlé, Unilever, Colgate, Doppio, Rio Games, Turner, Discovery Networks, TudoGostoso, Cinemark e Guia da Semana já criaram Alexa Skills e dispositivos com Alexa integrada. PROPMARK lista alguns abaixo:
Bradesco: BIA na Alexa
A Skill Bradesco Inteligência Artificial (BIA) permite aos consumidores perguntar sobre produtos e serviços, checar extrato bancário e pagar contas registradas via DDA. Walkiria Schirrmeister Marchetti, diretora executiva do Bradesco, comenta a iniciativa. “Nosso objetivo sempre foi disponibilizar a BIA onde o cliente estiver para que ele tenha uma experiência natural. O lançamento da BIA na Alexa é mais um passo dessa estratégia, promovendo a interação de maneira conveniente e intuitiva”, afirma.
iFood: pedir, checar, comer
O iFood permite interações como pedir para a Alexa checar o status do pedido ou pedir novamente o prato favorito. Bruno Henriques, vice-presidente de inteligência artificial da foodtech, afirma que a empresa está empolgada com a popularidade crescente de serviços por voz como a Alexa. “Há uma revolução em curso e o iFood, a foodtech líder na América Latina, já está pronta para interagir com os consumidores. A Skill do iFood para a Alexa deixa a tarefa de gerenciar seu pedido mais fácil do que nunca.”
Nestlé: acompanhamento e novidades
A Nestlé preparou não apenas uma, mas três Skills para os consumidores no Brasil: Baby&Me tem dicas para escolhas de nomes e informações sobre a gestação; Ninho Rotinas tem entretenimento infantil e canções de ninar para filhos; e Meu Café tem informações sobre a origem, fatos interessantes e receitas com café. Carolina Sevciuc, diretora de transformação digital da Nestlé Brasil, explica que a parceria reflete a missão de surpreender as pessoas com produtos e serviços. “Nossa integração com a Alexa no Brasil oferece aos nossos consumidores benefícios como monitorar o crescimento saudável de nossas crianças, atividades e jogos para pais entreterem seus filhos, receitas para cada dia da semana e dicas sobre todo o universo do café assinadas pela Nescafé.”
Mauricio de Sousa Produções: Turma da… Alexa
A Skill criada pela Mauricio de Sousa Produções tem histórias completamente novas e exclusivas da Turma da Mônica. Mauricio de Sousa, celebra a facilidade de usar a voz para acompanhar o conteúdo. “Trabalhar com a Amazon nos aproxima de nossos fãs por meio da Alexa, facilitando essa interação tão necessária na era da conectividade. Esperamos que as histórias sejam apenas o começo de um relacionamento de longo prazo entre a MSP e a Amazon.”
Globo: novo passo na Era da Voz
O pacote de Skills da Globo tem flash briefings do G1 e do GloboEsporte.com na versão nacional do serviço de voz da Amazon. Os formatos exclusivos têm duração de dois a três minutos e foram desenvolvidas para atualizar os usuários sobre principais notícias do Brasil, do mundo e do universo dos esportes. Para Eduardo Schaeffer, diretor de negócios integrados da Globo, a parceria é fundamental para a estratégia de inovação “na Era da Voz”. “É um movimento importante para estreitar nosso relacionamento com as pessoas, entregando conteúdo em diferentes momentos de sua jornada diária, no dispositivo em que estiverem conectadas. Mais um ponto de contato que irá ampliar a experiência dos consumidores com a marca Globo e nos permitirá explorar e fazer parte da evolução de uma tecnologia com grande potencial de crescimento no Brasil”, define. Em breve, serão disponibilizados todos os podcasts da empresa e um serviço para que as pessoas tirem dúvidas sobre os conteúdos e horários de exibição. O Receitas Gshow chegará também à Alexa. Ainda em fase de finalização, o assistente “G1 No Seu Tempo” permitirá que as pessoas escolham entre conteúdos de 1, 3 ou mais minutos, adequando o consumo ao momento em estão vivendo.
Porta dos Fundos: vídeos a distância de uma voz
Com a Skill desenvolvida pelo Porta dos Fundos, os roteiros e atuações de profissionais como Fabio Porchat, Antonio Tabet, Gregório Duvuvier, Ian SBF, João Vicente de Castro, podem ser ouvidos ou assistidos, dependendo do dispositivo que o cliente tiver. A CEO Tereza Gonzalez comenta a integração. “O Porta dos Fundos busca levar o humor às pessoas por diversos canais de comunicação e as novas tecnologias, como a Amazon Alexa, ampliam a nossa possibilidade de expandir o alcance e criar novos meios para interagirem com nosso conteúdo”, diz.
Latam: recursos para voar
Primeira aérea da América do Sul a lançar um skill para Alexa, a Latam Airlines Brasil disponibiliza para o consumidor opções como consultar status do voo, planejar viagens por meio de um buscador de destinos e participar de um quiz de curiosidades sobre a aviação. O projeto foi desenvolvido em parceria com a everis, consultoria de soluções de estratégia e de negócios, desenvolvedor certificado pela Amazon. Igor Miranda, diretor de vendas e marketing da Latam Airlines Brasil, destaca a iniciativa da empresa. “Em um mundo altamente conectado, sermos a única companhia aérea a estar presente no lançamento deste recurso no Brasil mostra o quanto a LATAM valoriza o tempo de seus passageiros e o quanto queremos trazer inovação e conforto em todas nossas interações”, diz.
Natura: experiência de meditação
A skill “Medicação Natura” tem em sua primeira versão quatro trilhas de meditações guiadas em áudio, que variam entre 3 e 10 minutos. A funcionalidade nasceu a partir de uma pesquisa feita em parceria com o Instituto do Cérebro do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein e a Associação Palas Athena. O aplicativo desenvolvido para promover mais equilíbrio para a rede de relações da Natura, agora tem parte de sua experiência na assistente virtual da Amazon. Luciano Abrantes, diretor de inovação digital da Natura, conta que essa inclusão representa o compromisso em utilizar a tecnologia a favor do bem estar, da rotina e das necessidades dos clientes e consultoras de beleza. “Ao mesmo tempo em que hoje as pessoas buscam interagir e se conectar com tecnologias altamente inovadoras, como no caso da Alexa, fazemos um convite para que cada um também conecte-se consigo mesmo através da prática dessa técnica milenar, com benefícios comprovados”, explica.