Bicampeão mundial de surfe e um dos representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Gabriel Medina anunciou que não irá participar da última etapa do mundial da categoria em Teahupoo, no Taiti. O motivo: o surfista não se imunizou contra a Covid-19, como ele mesmo explicou durante uma live nas redes sociais.

Aos seguidores, Medina revelou que, por não ter sido vacinado, teria que ficar dez dias de quarentena após a disputa da etapa do México, o que é inviável. Isso porque a janela de disputa nas águas mexicanas será de 10 a 19 de agosto, enquanto a de Teahupoo acontece entre os dias 24 deste mês e 3 de setembro.

“Eu não vou para Teahupoo porque não tomei a vacina, aí tem que fazer 10 dias de quarentena. Aí não dá tempo de ir do México para lá, porque é uma seguida da outra. Vou ser obrigado a não ir, sacanagem. Mas de boa. Eu posso descartar uma etapa, então está de boa”, falou o surfista.

Além disso, o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) informou, por meio de nota, que disponibilizou vacinas para todos os atletas que disputaram os Jogos de Tóquio, a fim de optarem, ou não, para se imunizar.

A decisão de Medina, no entanto, agitou as redes sociais, onde passou a ser criticado por fãs e seguidores. Mas nesta sexta-feira (6), pouco mais de um dia do ocorrido, o atleta veio a público e se manifestou pelo ocorrido. Ele admitiu que foi um erro não ter ‘conseguido encaixar a imunização na agenda’.

Por mais que a média móvel de internações esteja caindo, infectologistas alertam que a pandemia ainda é uma realidade, e que os protocolos devem ser seguidos, além de reforçar a importância da vacinação, responsável pela diminuição nos casos graves.

Mariana Munis, professora de marketing da Universidade Presbiteriana Mackenzie do campus de Campinas (SP) diz que Medina, por ser uma marca que agrega valor, não deve tomar as decisões sem entender os impactos que podem gerar para marcas e pessoas que trabalham com ele. “Com a decisão de não tomar a vacina, Medina impacta não somente sua marca, mas leva junto consigo todas as marcas que o apoiam”, afirma.

Ainda de acordo com Munis, as marcas que patrocinam o atleta deveriam criar processos, como o diálogo com o campeão de surfe, para minimizar erros no futuro. “As pessoas querem, sim, famosos mais humanos em suas redes sociais, que exponham suas vulnerabilidades”, diz. “Mas, no caso de Medina, a não vacinação pode levar a percepção de irresponsabilidade para com a saúde de todos os envolvidos com sua marca. Além do mais, qual exemplo Medina pode passar nessa parceria com as marcas?”, questiona.

Professor de marketing esportivo da ESPM de Porto Alegre, Fernando Trein acredita que é preciso ir além de simplesmente pedir desculpas. Para o especialista, o caminho seria se envolver em alguma campanha que incentive as pessoas a se vacinarem.

Trein sugere ainda que a não participação poderia ser um gancho para uma campanha. “Poderia mostrar um vídeo dele sendo vacinado, mesmo que não possa competir nesta etapa. Mas ele poderia falar que, por não ter sido vacinado, acabou ficando de fora da competição”.     

CAMPANHAS
Gabriel Medina tem sido figura recorrente nos comerciais de TV nas últimas semanas, impulsionado certamente pela participação do atleta nos Jogos Olímpicos de Tóquio. O Bradesco, recentemente, estreou um filme no qual o surfista tinha um encontro com Poseidon, o deus dos mares na mitologia grega.

O surfista também estrelou a websérie ‘Onda Perfeita’, produção da Corona, que patrocina o atleta desde 2018. O material foi gravado em Maresias, no litoral norte de São Paulo, onde o surfista cresceu. O conteúdo tem entrevistas mostrou Medina recebendo convidados para conversar sobre carreira, vida, esporte e a conexão com o mar.

Além de campanhas, o surfista também é a aposta de marcas, como Espaçolaser e Wise Up Online, para embaixador. Outra empresa que apoia Medina, a Audi Brasil informou que não comenta as decisões pessoais do atleta, mas reforçou que é a favor de todas as medidas de combate à pandemia.

O PROPMARK entrou em contato com a assessoria de imprensa de Gabriel Medina, que, até agora, não respondeu as mensagens.