O D&AD divulgou nesta sexta-feira (05) o shortlist de 13 categorias: Art Direction; Branding; Digital; Digital Design; Direct; Entertainment; Experiential; Illustration; Next Illustrator; Photography; PR; Press & Outdoor; e Typography.

Com o novo grupo o festival chega ao terceiro estágio de divulgação das 34 categorias. Os próximos finalistas serão anunciados conforme o julgamento de cada categoria for encerrado, com o último previsto para 2 de setembro. A divulgação dos vencedores dos Pencils será feita digitalmente no site do D&AD, nos dias 9 e 16 de junho e 8 de setembro.

Nesse grupo de 13 categorias, os Estados Unidos lideram com 122 indicações. Na sequência vem Reino Unido (81), Brasil (28), Japão e França (24 cada). As empresas que lideram em shortlists são Dentsu Inc (16), Apple (15), Africa e McCann New York (9) cada e TBWA\Paris (8).

Confirma as 28 indicações que o Brasil somou hoje e veja alguns cases em destaque. A Africa soma 9 das 28 indicações, especialmente com o case History Blocks, que concorre em Art Direction, Branding, Digital e Entertainment.

Art Direction

  • The 9’58 seconds biography (BETC São Paulo)
  • It’s between you (AlmapBBDO)
  • History Blocks (Africa) – para Brandeds Apps & Games
  • History Blocks (Africa) – para In’Game Advertising

Branding

  • Instituto Burle Marx (Tátil Design)
  • History Blocks (Africa)

Digital

  • The Offside Museum (AKQA São Paulo)
  • History Blocks (Africa)
  • Air Max Graffiti Stores (AKQA São Paulo) para Cohesive Use of Physical & Digital
  • Air Max Graffiti Stores (AKQA São Paulo) para Creative e-Commerce
  • Burn that AD (David São Paulo)
  • Stranger Antena (AKQA São Paulo)
  • COMA A GettyImages Original Series (AlmapBBDO)

Direct

  • Pay Per Beer (Africa)
  • Responsible Billboard (Africa)
  • The Outlaw Bike (Talent Marcel)
  • Air Max Graffiti Stores (AKQA São Paulo)
  • Andressa Alves Doll (Wieden+Kennedy São Paulo)
  • Burn that AD (David São Paulo)

Entertainment

  • COMA A GettyImages Original Series (AlmapBBDO)
  • History Blocks (Africa)

Experiential

  • Air Max Graffiti Stores (AKQA São Paulo)
  • Burn that AD (David São Paulo) para Use of realities
  • Burn that AD (David São Paulo) para Out-of-Home

Illustration

  • The 9’58 seconds biography (BETC São Paulo)
  • Brazil Native Ingredients (Suno Design)

PR

  • #GoEqual (Africa) para Use of Events & Stunts
  • #GoEqual (Africa) para Use of Talents & Influencers

Na semana passada foram apresentados os finalistas de 11 categorias (Design Transformation; Film Advertising; Integrated; Media; Music Videos; Next Creative; Next Designer; Next Director; Product Design; Radio & Audio e Spatial Design), em que o Brasil somou sete concorrentes. Na semana anterior, os shortlists de Impact, Side Hustle e Film Craft já apontavam que o país teve sete indicações. Com a terceira etapa hoje, são 42 finalistas.

De acordo com Tim Linsday, presidente da D&AD, o festival está orgulhoso de reconhecer o trabalho de 2019 que demonstra o potencial ilimitado do pensamento criativo. “Fica cada vez mais claro que 2020 está se mostrando um ano forte para o trabalho em nossa indústria. Esperamos ansiosamente anunciar os vencedores e as shortlists subsequentes nas próximas semanas e continuar a destacar a excelência criativa em um momento de grande incerteza.”