A mensagem “heróis usam máscaras e se vacinam” encerrou a coletiva de imprensa da CCXP 2021, que novamente será virtual sob o formato CCXP Worlds, realizado pela primeira vez em 2020. A edição alcançou 3,5 milhões de pessoas, em mais de quatro mil cidades e 139 países.
Para este ano, após acompanhar de perto o cenário da pandemia e a evolução da vacinação no Brasil, a organização decidiu por mais uma edição virtual, que já tem data: os dias 4 e 5 de dezembro.
Mas dessa vez, a segunda edição online do maior festival de cultura pop do mundo também será o pontapé inicial do “CCXPverso”, uma jornada de eventos e ações até chegar a dezembro de 2022 na “maior edição física de todos os tempos do festival”.
Em maio está prevista a primeira CCXP Awards, uma premiação para homenagear as principais vertentes da cultura pop, e não apenas algumas delas. Já em junho, será realizada a segunda da CCXP Cologne, na Alemanha, apontada como a primeira Comic Con Experience da companhia para o pós-pandemia. Ao final de 2022, o evento volta ao formato tradicional no São Paulo Expo.
Pierre Mantovani, CEO da CCXP, afirma que o evento presencial de 2022 será o maior festival de todos os tempos. “O CCXPverso é a materialização da criação do mundo de todos os mundos. A gente sempre sonhou grande e queremos continuar fazendo eventos de escala global para a indústria do entretenimento. Acreditamos que a experiência épica da CCXP é única ano após ano e queremos continuar expandindo nosso universo”, ressalta.
CCXP Worlds 2021
Para esta edição online, a organização vai reunir todos os mundos do festival em uma plataforma otimizada a partir das sugestões do público. Além de um acesso mais rápido, o visitante terá um painel de controle com ferramentas próprias para interagir com visitantes de todos os mundos durante as lives. Outro ponto de mudança está na forma de encontrar os melhores conteúdos ao vivo, participar dos painéis e navegar facilmente entre os mundos favoritos.
Serão cinco palcos de conteúdo por meio de três streamings simultâneos. O conteúdo dos painéis será gratuito. Para ter acesso total ao conteúdo de todos os streamings e produtos licenciados, é possível adquirir os pacotes Digital Experience e Home Experience, com benefícios para clientes Santander, parceiro do projeto.
No primeiro, o internauta terá acesso a conteúdos exclusivos para maratonar – como masterclasses com quadrinistas, diretores, produtores e os maiores creators da internet, além de webséries, entrevistas e materiais inéditos na área de video on demand. Dentro deste pacote, o fã recebe informes de produtos durante a programação para adquirir lançamentos exclusivos, edições limitadas e produtos licenciados dos seus filmes, séries e heróis favoritos.
Já com o Home Experience, além de todos os benefícios do Digital Experience, o fã recebe uma credencial exclusiva do evento, um colecionável, pins e itens exclusivos.
A venda dos ingressos começa com a pré-venda para clientes Santander no dia 29 de setembro e segue até 12 de outubro. A abertura para o público em geral será no dia 15 de outubro, sempre pelo site do evento.
O Santander também é uma ponte de conexão entre 2021 e 2022: quem garantir a presença na CCXP22, por meio dessa pré-venda patrocinada pelo banco, tem 10% de desconto, pode parcelar em até 12x sem juros e ganha uma credencial Digital Experience para aproveitar de casa o evento deste ano.
Segundo Mantovani, a organização está super engajada para criar e evoluir a experiência gerada no ano passado. “Em 2020, realizamos o maior evento da história da franquia, e esse ano acreditamos que podemos projetar um crescimento de até 20%. Certamente não vamos decepcionar nossos fãs”, afirma.
Além do patrocínio do Santander, a CCXP Worlds 2021 já conta com o apoio do Outback e Sadia, participação do Kindle e Crunchyroll. Na parte de conteúdo, por enquanto o evento anunciou as primeiras parcerias com a Amazon Prime Video, a Paramount e o Collider. Outros parceiros serão revelados nas próximas semanas.
Conteúdo 2021
Principal palco do festival, o Thunder Arena vai apresentar as novidades dos maiores estúdios de Hollywood, com grandes anúncios, trailers exclusivos, conteúdos inéditos, pré-estreias e entrevistas com atores, diretores e produtores do mundo todo em um estúdio físico com infraestrutura de transmissão.
Conhecido como o coração da CCXP, o Artists’ Alley muda seu nome para Artists’ Valley no festival digital. Neste local, artistas do mundo inteiro podem apresentar seus trabalhos, interagir com os fãs e vender artes originais. Estão previstos convidados para entrevistas ao vivo, bate-papos e conteúdos inéditos, tudo com interação do público de casa, que também poderá acompanhar as lives simultâneas. Sucesso em 2020, as masterclasses exclusivas, os workshops e a batalha de quadrinistas retornam à esta edição.
Já Creators & Cosplay Universe terá uma programação com apresentações musicais, game shows, bate-papos, sketches originais, duelo de podcasts, gravações de conteúdos originais ao vivo, além de espaço para que o público grave e envie seus cosplayers em vídeos de até 15 segundos. O Concurso Cosplay terá três categorias: Master Cosplay, Melhor Apresentação e Melhor Figurino.
Para os gamers, Alexandre Gaules e a Tribo vão comandar a Tribo Game Arena, o primeiro palco com 24 horas de programação durante os dois dias de festival. Com muita gameplay, o espaço promete trazer os últimos lançamentos da indústria e 1×1 entre os maiores pro-players do mundo.