Inscrições do Prêmio Colunistas estão abertas (Divulgação)

O Prêmio Colunistas São Paulo, o mais tradicional do mercado de comunicação, realizado pelo PROPMARK e Abracomp (Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda), abriu as inscrições para 2020. Com a pandemia da Covid-19 e o consequente adiamento, os organizadores fizeram uma consulta às agências de publicidade, que revelaram desejo em participar da premiação neste ano. O registro dos melhores trabalhos publicitários dessa edição será realizado dentro dos protocolos estabelecidos pelas autoridades sanitárias.

Para divulgar o lançamento do prêmio a partir da abertura das inscrições, que podem ser feitas até 30 de novembro, a agência Cálix, de Brasília, criou a campanha Quem conquista, decola – se apropriando do universo dos projetos espaciais e remetendo ao conceito a ideia de que as empresas e os publicitários que ganham o Prêmio Colunistas decolam no mercado. Somente poderão concorrer trabalhos que tenham atingido seus públicos inicialmente no período entre 1º de janeiro de 2019 e 30 de novembro de 2020.

A direção da campanha é de Idelbo Oliveira, com direção de arte de Marcus Valls, Alexandre Perotto e Alexsander Junior, e redação de Valério Pontes e João Amador. A comunicação conta com anúncios para mídia impressa, digital, redes sociais e filme. A Ça Va Art é a produtora de vídeo e a Ritmika Audio Arts assina a produção de áudio.

Com mais de 50 anos de história, uma das características do Prêmio Colunistas é ter um júri formado por jornalistas, criativos e profissionais do trade, como o professor e cartunista do PROPMARK Dorinho Bastos, que é jurado há cerca de 40 anos, o que traz para a premiação um caráter independente e uma visão rica tanto do lado do consumidor como de especialistas.

“Participar do júri do Colunistas sempre foi e é um aprendizado. E de uma grande importância no meu caso, em função das atividades docentes, no curso de publicidade da Escola de Comunicações e Artes da USP. Sempre foi uma forma de ‘afinar’ o olhar, para análise da peça de comunicação. Cuidados com uma percepção que sempre tento levar para a sala de aula. E com o discurso atualizado, o que é mais importante ainda. Aprendi muito no júri do Colunistas. Numa época em que a web era sonho futurista, saber o que acontecia em mercados distantes do eixo Rio-São Paulo era importante para todos nós, como professores ou jornalistas, que sempre foram a maioria no júri”, destaca Dorinho.

Ele lembra que a experiência no Colunistas o levou para júris de outros prêmios, como o Profissionais do Ano (da Globo), Aberje, Central de Outdoor, Prêmio USP de Comunicação e ABMRA. “Mas o Colunistas foi o primeiro. E o primeiro a gente nunca esquece, fica num cantinho do coração. Sempre”.

Com o objetivo de destacar os mais notáveis trabalhos de comunicação e marketing realizados por empresas e profissionais atuantes no Brasil, o Prêmio Colunistas foi criado por Armando Ferrentini, Eloy Simões e Cícero Silveira, que escreviam colunas sobre publicidade na imprensa — daí o nome da premiação. A Abracomp é presidida por Armando Ferrentini, também publisher do PROPMARK, e tem Marcio Ehrlich como vice-presidente executivo. Seu primeiro julgamento ocorreu no fim de 1967. O prêmio abrange as seguintes áreas, premiadas separadamente: Mídias Integradas, Branded Content, Design, Digital, Filme, Inovação, Marketing Direto, Mídia, Mídia Exterior, Mídia Impressa, Promo e Live, Rádio, RP e Técnica.

As inscrições desta edição podem ser feitas pelo site colunistas.com.br. Mais informações com Nanny Lima (nanny@editorareferencia.com.br) ou pelo telefone (11) 2065-0753.

Ficha Técnica

Cliente: Prêmio Colunistas

Agência: Cálix Propaganda

CEO: Marcello Lopes

CFO: Tatiana Cardoso

Diretora de Operações: Suely Leite

Atendimento: Idelbo Oliveira e Marcello Lopes

Mídia: Giselle Gomes

Diretor de Criação: Idelbo Oliveira

Direção de Arte: Marcus Valls, Alexandre Perotto e Alexsander Junior

Redação: Valério Pontes e João Amador

Planejamento: Marcelo Sembonji

RTVC: Kamila Rodrigues

Produção: Fran Oliveira

Arte-Final: Junior Martins

Revisão: Mariana Ribeiro

Estagiários: Duda Tavares, Malu Martins e João Pedro Pereira

Produtora de Vídeo: ÇA Va Art

Diretor: Tiago Venturi

Produtora de Áudio: Ritmika Audio Arts

Maestro: Henrique Tanji

Aprovação: Fernando Vasconcelos e Armando Ferrentini

Publicidade