O bate-papo “Comunicação On e Off” reuniu Othon Vela, diretor de marketing da Via Varejo, e o hipnotizador e youtuber Pyong Lee.
O executivo começou falando sobre o bordão ‘quer pagar quanto’, que ficou no ar apenas um final de semana, mas ainda é lembrado com a percepção de que foi veiculado por anos, tamanha a força da TV e da mídia de massa. Por outo lado, a internet tem a força da construção de branding, de contar outras histórias.
“Tem uma ligação muito emocional dos clientes com as Casas Bahia. Participamos da vida deles no passado e continuamos até hoje. Encaramos o digital como uma oportunidade de transmitir esses valores”, explica. A diferença da comunicação para TV e digital, por exemplo, está na mensagem a ser passada. “A criação tem que ser totalmente diferente para TV e para internet, de acordo com a mensagem”, diz.
Nesse sentido, Lee contou que atualmente trabalha com McDonald’s, LG e Fanta, participando do conteúdo deles de forma mais orgânica. Além disso, ele contou alguns cuidados que toma antes de aceitar um trabalho com marca e lembrou como a segmentação na internet ajuda a mensagem a ser mais assertiva.
“Dá para pensar em muitas coisas diferentes. Com Bis, por exemplo, fiz um contexto de ir para loja, comprar vários, jogar na cama e depois fazer mágicas na rua com eles. A LG é uma marca coreana, eu sou coreano, já consumo, é mais fácil e verdadeiro. Se eu não consumo ou não acredito, não faço. Na internet o influenciador tem mais cuidado com a audiência. Brinco que na TV a gente usa uma bomba atômica sem saber quem vai atingir. Na internet a gente usa uma sniper”, conta.
Destacando o branded content para contar melhor algumas mensagens, como a possibilidade de comprar e retirar o produto em duas horas, Vela acrescentou a responsabilidade da empresa nessa balança, de refletir antes de propor uma parceria. “Nós, como anunciantes, temos uma grande preocupação quando vamos planejar uma campanha. O influenciador precisa ser crível e ter aderência de fato”, diz.
Falando em datas comemorativas e calendário de consumo, Othon relatou que há uma balança difícil de equilibrar no varejo: a comunicação necessária e que todos esperam em momentos como Black Friday e Natal, por exemplo, com a necessidade de surpreender. Vela assinalou ainda a aproximação do varejo tradicional com eventos de live marketing. “É um desafio inovar. E é muito interessante deixar a marca humanizada”, afirma.
Lide Talks, novidade no Fórum de Marketing Empresarial
O Lide Talks contempla seis encontros intimistas, interativos e dinâmicos, com capacidade para 50 participantes, que podem escolher o tema que mais interessar. A ideia é aproximar o público e os convidados com conversas-debates, estabelecendo um diálogo construtivo e estimulando a troca de ideias e soluções a negócios do setor. Promovido pelo Lide – Grupo de Líderes Empresariais, o 9º Fórum de Marketing Empresarial começou na sexta-feira (24) e termina no domingo (26), no hotel Sofitel Jequitimar, em Guarujá (SP).
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