Laura Esteves: “A categoria Direct é uma das manifestações mais antigas da publicidade”/Divulgação

Pela segunda vez no júri do D&AD 2021, novamente na categoria Direct, Laura Esteves afirma que muitas das ideias inscritas neste ano se referem a soluções de problemas gerados pela pandemia. “Muitas das ideias passam por transposições de comportamentos analógicos que tivemos de nos adaptar para o mundo virtual. Tudo hoje pode virar comunicação e conversa”, contextualiza a diretora-executiva de criação da DPZ&T. Nesta entrevista, a criativa também fala sobre o poder da comunicação dirigida. “Com mais informação sobre comportamento e consumidor, usamos a criatividade de forma ainda mais assertiva. Hoje, quase toda a comunicação é dirigida e segmentada; ou seja, praticamente tudo é Direct”.

DADOS
A categoria Direct é uma das manifestações mais antigas da publicidade. E também uma das que têm se atualizado de forma mais expressiva, sabendo incorporar todas as novas ferramentas, como o uso de dados. Com mais informação sobre comportamento e consumidor, usamos a criatividade de forma ainda mais assertiva. Hoje, praticamente toda a comunicação é dirigida e segmentada; ou seja, praticamente tudo é Direct.

TECNOLOGIA
A categoria Direct hoje é dividida em comunicação integrada, digital, filme, print, OOH, rádio, eventos, produtos e inovação. A tecnologia, com seu poder de direcionar a mensagem, torna praticamente todo ponto de contato criativo uma experiência Direct.

INTEGRAÇÃO
Atualmente, as ideias dificilmente se resumem apenas a um canal de mídia. Criamos uma narrativa que caminha de forma seamless e construtiva por diferentes plataformas. A comunicação direta permite que a gente faça o melhor uso de cada uma delas.

PERÍODO DESAFIADOR
Apesar de o prêmio refletir o produto criativo de um ano difícil como 2020, temos visto um material rico e um número de inscrições relativamente alto para o período. E o que mais temos são soluções criativas para um período desafiador como esse.

JULGAMENTO
A plataforma de julgamento é extremamente eficiente e nos monitora no tempo médio necessário para cada batch de cases enviado. Na primeira fase de julgamento online temos, ao longo de um mês, quatro sessões com cerca de 20 horas cada. E um volume de 400 cases, aproximadamente. Na segunda fase, teremos quatro dias de sessões de votação com o júri reunido remotamente. É uma dedicação grande e um aprendizado muito valioso.

REQUISITOS
O D&AD é um prêmio extremamente rigoroso. O ineditismo da peça, sua inovação na indústria, relevância para sociedade e craft são alguns dos ingredientes que tornam uma peça premiada.

ANOTAÇÕES
Tenho a oportunidade de participar pela segunda vez (do júri do D&AD), o que é uma honra. Coincidentemente, as duas vezes na categoria Direct, que acredito ser atualmente uma das mais interessantes do festival, pela sua capacidade multidisciplinar. Sou muito ‘caxias’ e guardo comigo as minhas anotações do último júri Direct do D&AD. Tem sido meu guia para ajudar a balizar o nível das peças do festival relativizando, claro, as dificuldades de um ano como esse.

CRIATIVIDADE
Estamos no processo de votação. Sem dúvida, muitas das ideias inscritas se referem a soluções de problemas gerados pela pandemia. Muitas ideias passam por transposições de comportamentos analógicos que tivemos de nos adaptar para o mundo virtual. A criatividade das soluções que ampliam possibilidades da nossa atuação criativa. Tudo hoje pode virar comunicação e conversa. Uma marca pode lançar um corte de cabelo com seu logo como forma de branding, criar luvas higienizadas com QR codes de cuponagem para mudar sua experiência no supermercado. Os desafios são grandes, mas a criatividade sempre se prova maior.

BRASIL
O Brasil é sempre uma referência criativa em todos os festivais. É sempre muito animador, em meio a tantas notícias ruins do nosso país, saber que, em algumas indústrias, nossa reputação é muito positiva para o resto do mundo.