Mais do que um logo no backdrop, os patrocinadores de grandes eventos têm aproveitado o investimento para promover conexão com o público, reforçar atributos de marca e lançar produtos ou serviços. E com o Rock in Rio, um dos maiores festivais de música do mundo, que começa no próximo dia 27, não seria diferente.

Nave, a experiência imersiva da Natura, é a primeira cocriação da história do festival (Reprodução)

Pela primeira vez o evento terá uma atração em cocriação com uma marca. A Nave, desenvolvida pela Natura, é uma experiência sensorial com a maior projeção contínua já realizada na América Latina. De acordo com a empresa, o objetivo é fazer com que as pessoas se reconectem com a natureza e com elas mesmas. Ainda no mesmo viés de sustentabilidade, em parceria com a Heineken, a Natura vai transformar os copos de plástico descartados em embalagens da linha Natura Humor.

A marca de cerveja, por sua vez, será a responsável pela tradicional tirolesa e estará espalhada por vários pontos do festival com um lounge, um bar com design futurista (que terá até mesmo um robô bartender), caminhões itinerantes de cerveja e em pontos “fotografáveis”.

Já o Itaú, além de patrocinar a roda-gigante símbolo do Rock in Rio, também terá uma Arena com atrações exclusivas  que mudará de cor de acordo com o estilo musical de cada dia. Além disso, o banco traz de volta os copos do Rock in Rio, que fizeram sucesso em 2017. Em 2019, serão seis modelos diferentes, de material reutilizável, que poderão ser retirados no Boombox – um rádio gigante montado pelo festival para animar os frequentadores. A marca também irá disponibilizar aos visitantes caixas eletrônicos da rede 24 horas com biometria, que também dá acesso a clientes de outros bancos.

Sucesso em 2017, copos do Rock in Rio, distribuídos pelo Itaú, voltam repaginados e estarão disponíveis em seis diferentes modelos (Divulgação)

Dentre diversas outras iniciativas, incluindo ações focadas para o ambiente digital, a Coca-Cola ampliará a ação realizada na última edição do evento, e agora a “superbanda ao vivo” acontece em três opções: canto, dança (comandada pelo grupo Fit Dance) ou audição de instrumentos. Já a Fanta levará ao seu espaço um live game de três fases a ser percorrido em dupla. Quem conseguir atingir o “nível Fanta” ganha prêmios como combo no Habib’s,  descontos no Uber e fura-fila no espaço Coca-Cola.

Com o mote #ColoRiR, Doritos vai distribuir a versão rainbow de seu snack em apoio à causa LGBTQI+. Além disso, a Guitarra da Diversidade, com cordas na cor do arco-íris, será utilizada por Andreas Kisser, do Sepultura, durante apresentação da banda. Expandindo o conceito de inclusão, a fabricante irá patrocinar ainda o espaço PCD (área planejada para melhoras as experiências das pessoas com deficiência durante o festival) e promover iniciativas como oficinas de reparos para cadeirantes, intérprete de libras para pessoas com deficiência auditiva, mapas táteis e audiodescrição às pessoas com deficiência visual, e vans adaptadas com serviço de shuttle exclusivo para PDC.

Promovida pela Coca-Cola, a “Superbanda ao vivo” acontece em três opções: canto, dança ou audição de instrumentos (Divulgação)

Por sua vez, Ford conta com ações com foco em mobilidade urbana. Além de incentivo e benefícios aos clientes que utilizarem transportes públicos e coletivos para ir ao evento, a marca, em parceria com o Waze, disponibilizará ao público um live map que exibirá as principais informações do tráfego em tempo real e informações sobre o deslocamento para outras regiões da cidade. Dentre outras atrações, o espaço da montadora no local apresentará ao público o Territory, novo SUV da marca que chega ao Brasil em 2020. 

Quem também aposta em mobilidade é a Ipiranga, que oferecerá transfer exclusivo para os clientes de seu programa de fidelidade Km de Vantagens. A marca, junto ao ConectCar, promoverá também experiência nostálgica em forma de fliperama.

Ainda pensando em facilitar a vida do público que chega e sai da Cidade do Rock, a Uber é o app oficial do festival e terá um espaço exclusivo para facilitar o embarque e desembarque de viagens. Para chegar ao local, será necessário apenas digitar “Parque Olímpico” ou “Parque dos Atletas” como destino. Na volta, o usuário terá que seguir as sinalizações para acessar o bolsão e solicitar a viagem. Quando confirmar o serviço, ele receberá um código de seis dígitos que deverá ser informado a um motorista disponível para então seguir seu caminho.

Sky promoverá duelos musicais entre influenciadores (Divulgação)

Com o conceito #SkyPlayRock, a operadora busca destacar o conteúdo do SKY Play, sua plataforma de video on demand. Com o mesmo nome, espaço da marca terá três andares e nove telões interativos que permitirão aos visitantes interagir com filmes como ‘Godzilla II: Rei dos Monstros’ e ‘MIB: Homens de Preto Internacional’. O local será ainda palco de entrevistas com artistas e do o Duelo Sky, onde influenciadores e celeridades devem descobrir qual o longa apenas por meio de trechos de suas trilhas sonoras.

A Cup Noodles, marca de macarrão instantâneo da Nissin, participa do RiR pela segunda vez como apoiadora. Além de vender produtos a R$ 5,00, a empresa irá ainda aproveitar seus espaços para lançar um novo sabor em primeira mão. Já a loja Cup Noodles da Rock Street Asia terá apresentações musicais de hora em hora, além da presença do CupMan, mascote que realizará shows de guitarra em homenagem a artistas do rock mundial. As embalagens dos macarrões consumidos no evento serão ainda recolhidas pela anunciante para serem reciclados com apoio das cooperativas parceiras da empresa – haverá um ponto de entrega voluntária no quiosque da marca na Game Play Arena.

A Seara levará a campanha #BaconLovers ao RiR. No Rock District e da Gourmet Square, o público poderá encontrar aplicação de tatuagem digital, comercialização ou degustação de produtos e brindes exclusivos – tudo com a temática bacon. Já no “gramadão”, bacons gigantes irão interagir com os visitantes.  

Espaço Seara Gourmet será dedicado à paixão pelo bacon (Divulgação)

Com estande localizado em frente ao Palco Mundo e aberto ao público, a Trident esconderá QR codes entre os lambe-lambes que decorarão as paredes do espaço. Os símbolos poderão desbloquear benefícios que vão desde unidades de chicletes até uma visita ao Glass Studio, estúdio oficial do MultiShow no festival. A marca também terá vending machines espalhadas por todo o gramado do festival vendendo chicletes. As ativações fazem parte da campanha Masca que Relaxa, lançada neste ano, que traz o chiclete como um importante aliado nas pequenas tensões do dia a dia.

Vale lembrar que o Rock in Rio é parceiro de diversas outras marcas, que também levarão ao público ativações pontuais, benefícios e produtos licenciados.

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