“Não tenho aquela história triste de quem saiu do nada”. A frase resume bem a filosofia por trás do trabalho de Marcus Rossi. A sinceridade se deve à trajetória construída por sua mãe, a empresária Marta Rossi. Graças aos ensinamentos de sua progenitora, o rapaz fundou a Gramado Summit, evento que chega à sua quarta edição e será realizado de 5 a 7 de agosto, no Serra Park.
O executivo não demorou a rumar pela vida empresarial. Sua primeira aposta foi uma startup que fazia e-commerce de viagens para casais. Não deu certo, mas enquanto viajava para Dublin, Irlanda, para procurar investidores para a empresa, Rossi participou de um evento chamado Web Summit. “Se a gente não conseguir nenhum investidor por lá, a gente volta para o Brasil bêbado”, brincou com seu sócio à época. “Era o primeiro evento de inovação e tecnologia que dava oportunidade para qualquer pessoa que tivesse a intenção de mudar o mundo para melhor através da inovação”, explica.
Dublin não era uma cidade focada em inovação. “Acho que dá para fazer a mesma parada em Gramado”, pensou naquele momento. A startup de viagens acabou não dando certo, mas o empreendedor ficou com a ideia na cabeça. Em 2017, a Gramado Summit saiu do papel. “Na primeira edição, focamos em startups pequenas […]. Foi um conteúdo sem celebridades, mas com pessoas que conseguiram realizar algum feito no Brasil desafiando o status quo”, conta.
Muitos duvidavam da cidade. “Gramado? Não é uma cidade de turismo? Evento de inovação não vai funcionar”, argumentavam. “Meu discurso era justamente propor que Gramado se tornasse um polo de inovação e tecnologia. Nossa estrutura é muito mais parecida com uma cidade do Vale do Silício do que São Paulo”, argumentava.
Hoje, segundo Rossi, não se trata mais de um evento de startups, mas um encontro que pode gerar negócios entre empresas grandes que buscam parceiros menores e vice-versa. Além disso, após a procura de diversos munícipios, o empresário lançou o Summit Talks, uma espécie de Gramado Summit itinerante. “Assim eu criei recorrência, que é uma coisa que empresa de eventos não tem. Comecei o ano já sabendo quanto vou faturar de renda fixa”, revela.
Para a edição 2020, uma das atrações é Jordan Belfort, empresário que inspirou o filme O Lobo de Wall Street. Além da palestra de abertura, o profissional ministrará um curso exclusivo para 100 pessoas, cujo ingresso vale R$ 6 mil.
Além dele, mais de 40 nomes já foram divulgados, entre eles: Rony Meisler (Reserva), Ana Fontes (Rede Mulher Empreendedora), Guilherme Martins (Playkids), Gabriela Augusto (Transcendemos), Icaro de Abreu (Mutato) e Leandro Demori (The Intercept).
A expectativa é que o número de visitantes de 2019 – quatro mil – dobre em 2020.