Valkiria Garré é CEO de Insights da Kantar Brasil (Diulgação)

O marketing 3D, ou seja, Diversividade, Disrupção e Dados, vão permanecer como principal tutorial para a temporada de 2021. Período que vai continuar desafiando as estratégias mercadológicas das marcas. Vários estudos estão orientando as divisões estratégicas dos anunciantes nessa direção. Um deles é a análise “Resoluções para Marcas em 2021”, lançado em formato de e-book pela Kantar com textos e conceitos de executivos brasileiros e da América Latina do instituto. Valkiria Garré, CEO de Insights da Kantar Brasil, fez a introdução.

A análise destaca 6 pontos: 1) Escutar melhor as opiniões dos outros- O que estão esperando os consumidores para o próximo ano?; 2) Encontrar a melhor versão da minha marca- Como transformá-la para 2021; 3) Fazer parte e avaliar experiências de formas diferentes- 2021 será o início da era pós-NPS (Net Promoter Score); 4) Fazer a diferença no mundo- Como garantir que as marcas permaneçam atuais e os negócios vivos?; 5) Aprender a surfar nas novas tendências- E agora? Procurando tendências no novo normal?; 6) Começar um jardim e fazê-lo crescer- Como converter inovação em crescimento em 2021?

Na avaliação de Stefanie Klinge Aspacher, Latin America creative development and neuroscience brand diretor da Kantar,  com a redução do investimento publicitário em 31% estimativa WFA (Word Federation os Advertisers), o que as marcas precisam fazer para manter seus negócios vivos envolve, principalmente a  criatividade.

“Através de estudos de Retorno sobre Investimento Publicitário (CrossMedia), pudemos determinar que a qualidade criativa é um dos principais motores dos efeitos publicitários. Sabemos que ela é responsável pela metade do destaque criado para as marcas (a outra metade vem dos efeitos combinados de escopo, frequência e sinergias de mídia). Sabemos que, após o tamanho da marca, a criatividade é o fator mais importante para impulsionar a rentabilidade. Portanto, ela é hoje a alavanca mais poderosa que os marqueteiros podem utilizar para alterar seu ROI de marketing”, explica Stefanie.

Ela prossegue: “Os anunciantes mais avisados sabem disso e testam sua publicidade antes de publicá-la para saber quão forte ela é, se pode ser mais forte e como. Os hábitos, crenças, atitudes mudaram definitivamente depois desses tempos e estão redefinindo os estilos de vida, que será fundamental entender. As marcas que realmente constroem sua proposta de valor em torno da contribuição ou solução de problemas de alto impacto certamente terão uma vantagem que as levará a persistir e até mesmo crescer, apesar de todos os tipos de crises que tenhamos que enfrentar.”

Daniel Machado, diretor de customer experience da região Latam da Kantar vê progresso das marcas na direção da oferta de mais experiências para os shoppers. Ele acredita que 2021 será a era pós-NPS (Net Promoter Score). Com a integração de dados de CX com outras informações. Ele esclarece:

“Empresas tenderão a complementar o NPS com variáveis próprias. Que tenham sentido com seu negócio e que elas possam encontrar as razões de variação. A era pós NPS que se inicia ano que vem será marcada por uma visão prática de geração de valor e rentabilização para o negócio. Não são passos complexos nem uma reinvenção. Para isso, é importante ter ao lado parceiros com valor estratégico e que olhem para a empresa dentro das suas necessidades específicas.”

Valkiria Garre, que fez a apresentação do e-book “Resoluções para as marcas em 2021”, pondera que  há ansiedade para a virar a página de 2020.

“Mas devemos admitir que mesmo com todas as mudanças drásticas de um ano marcado por uma das maiores pandemias globais, aprendemos muito e temos muito o que levar para o ano seguinte, que carregará nas costas uma bagagem de grandes mudanças, principalmente no comportamento dos consumidores. Tivemos que reaprender a nos conectar, rever e fortalecer nossos posicionamentos de marca, nos adaptar, muitas vezes revendo e modificando planejamentos inteiros.”