Uma das principais mudanças da televisão brasileira até aqui, a ida de Fausto Silva para a Band, a partir do próximo ano, animou o mercado, que avaliou com bons olhos a troca. O apresentador encerrará, no fim deste ano, o seu contrato com a Rede Globo, onde ficou por mais de três décadas no comando do Domingão do Faustão.

Em comunicado divulgado pela Band, no último dia 30, a emissora falou que Fausto é “um sonho antigo do Grupo Bandeirantes”. O canal também classificou o seu retorno como um motivo de ‘enorme alegria’. E Fausto chegará à Band no ano em que a televisão completará 55 anos e a Rádio Bandeirantes, 85 anos.

Luiz Fernando Musa, CEO do Grupo Ogilvy, disse que a força comercial de Fausto Silva é incrível, o que fará com que essa mudança de casa, depois de tanto tempo, atraia a atenção da audiência brasileira.

“Essa é a chance de as marcas também estarem lá, continuarem na plataforma que o Fausto construiu por mais de três décadas. A credibilidade dele é fundamental, é a grande chancela para as marcas. Com ele usando o seu poder de comunicador, os projetos comerciais tendem a ganhar muito”, disse.

Apresentador terá contrato de cinco anos com a Band, a partir de janeiro de 2022 (Globo/ Divulgação)

Ainda de acordo com Musa, será interessante poder contar com o poder de comunicação do Fausto para as marcas. “Comercialmente, o novo programa é algo que as empresas têm de ficar atentas porque a repercussão vai ser imensa, como já tem sido. Depois da estreia, o formato, as novidades, tudo isso é um tremendo desafio e uma energia muito boa tanto para a Band quanto para o Fausto”.

A Ogilvy e Fausto trabalharam juntos em algumas oportunidades, contou Musa. Magalu, Claro, Unilever e o lançamento da JAC Motors no Brasil foram algumas das marcas. Com tantos trabalhos juntos, o CEO do Grupo Ogilvy afirmou que Faustão ressignificou a promoção no país.

“Sem contar a segurança das marcas quando ele aceita participar de um projeto. Porque esse é o grande ponto: ele tem de acreditar primeiro, entender o momento de cada marca, para só depois embarcar no projeto”, contou.

VP de mídia da VMLY&R, Paula Marsilli destacou a aproximação do apresentador com o mercado publicitário, tanto dentro quanto fora das telas. “De volta à Band, ele poderá ajudar a emissora na constante missão de aprimorar um ambiente propício ao investimento de marcas estabelecidas e, também, daquelas com um perfil mais challenger, que poderão se valer de toda a originalidade que o apresentador sempre teve para endossar suas mensagens”, opinou a executiva.

Renata Bokel, CSO da WMcCann, afirmou que Faustão imprime uma autenticidade e ‘cuida dos seus anunciantes’. “Eu acredito que, independentemente do lugar que ele for, o formato que vai apresentar continuará sendo importante para a publicidade brasileira, pois as marcas vão segui-lo e estarão presentes”, ressaltou.

Além disso, a executiva da WMcCann disse que estar com uma marca em um programa de Fausto é atingir todos os públicos, o que continuará na nova emissora. “O mais engraçado é que, ao longo desses anos, não foi o Fausto que se adaptou às mídias, foram as mídias que se adaptaram aos estilos dele, tamanho o seu significado para a propaganda brasileira”, finalizou.