Morreu o publicitário Julio Ribeiro, um dos nomes mais importantes da propaganda brasileira. Ele sofreu um AVC nesta madrugada (02). O velório do corpo será a partir das 11h,  no Cemitério do Morumby, em São Paulo. O  funeral será no mesmo local, às 17h. Ribeiro foi fundador da Talent,  agência criadora do bordão “Não é assim uma Brastemp”, que foi lançado em 1992 e virou expressão popular repetida até hoje. A agência foi vendida em 2010 para o Publicis Groupe.  

Alê Oliveira

Julio Ribeiro nasceu em 1933 e começou sua carreira na McCann Erickson. Durante sua trajetória, passou também passou pela Denison, Alcântara Machado e MPM, além de ter fundado a Talent, em 1980. Ele dedicou sua vida à publicidade e foi reconhecido nas áreas de criação, pesquisa e planejamento, sendo essa última responsável por seu reconhecimento como uma das maiores autoridades do assunto no Brasil. 

À frente da Talent, foi responsável por ações que mudaram a percepção do mercado diante da publicidade. No início dos anos 90, se recusou a atender contas do governo, marcas de cigarro e bebidas alcoólicas. A agência carrega alguns feitos que ficaram registrados na memória da propaganda, como o bordão “Não é assim uma Brastemp”, veiculada em 1992 e que virou expressão popular repetida até hoje.  

Em agosto de 2011, seu filho, o também publicitário Rubens Ribeiro, morreu atropelado aos 50 anos em São Paulo, enquanto atravessava uma rua. Julio deixa outros dois filhos.

Em 1970, recebeu o título de Publicitário do Ano pelo Prêmio Colunistas. Escreveu diversos livros como “Tudo que você queria saber sobre propaganda e ninguém teve paciência para explicar”, e também “Fazer Acontecer”, em que conta sua experiência na Talent com o planejamento de comunicação em grandes corporações.

Em 2014, anunciou a saída da Talent, 34 anos depois da fundação da empresa, que foi vendida ao Publicis Groupe em 2010. Em 2015, foi homenageado pelo 6º Fórum de Marketing Empresarial, organizado pelo Lide e a Editora Referência, onde falou sobre as perspectivas para o futuro depois da recente saída da agência.

Atualmente, Julio, como era chamado no mercado, dirigia sua nova agência, a JRP Propaganda.  Aos 84 anos, ele estava feliz com o desafio de fazer sua agência crescer.  Em sua última entrevista ao PROPMARK em dezembro de 2017, além de criticar a qualidade da propaganda atual, ele falou de respeito e ética na profissão.

“Eu vendi a Talent muito bem e se eu ficasse sentado no sofá vendo televisão, minha mulher não ia gostar mais de mim. A primeira coisa que fiz foi procurar um prédio que tivesse um heliponto para usar meu helicóptero. Criamos alguns anúncios da JRP que estão fazendo com que algumas empresas se aproximem da gente. Mas tem de ser dentro de um nível ético de relacionamento, se não for assim, se você não se respeitar, nenhum cliente vai te respeitar”, falou ele.

Repercussão

A Talent Marcel enviou uma nota de falecimento, lamentando a morte de seu fundador. 

“(…)Julio Ribeiro foi um empresário de espírito inquieto, que sempre se antecipou ao seu tempo, um dos grandes nomes da publicidade brasileira. Advogado, formado pela USP. Completou seus estudos nos Estados Unidos, onde cursou Business Management, da Harvard Business School, e Criatividade, na NYU. Recebeu o prêmio “Líder Empresarial” da Gazeta Mercantil durante quatro anos consecutivos. Em 2012, recebeu da ABAP o prêmio “Ícones da Comunicação”. É considerado, pelo mercado publicitário, pioneiro e referência na área de Planejamento. Autor de seis livros sobre técnicas de publicidade e marketing.

“Nós, colegas de Júlio Ribeiro na Talent e hoje inspirados pelas suas lições na Talent Marcel, lamentamos profundamente o seu falecimento. Júlio Ribeiro é um dos pilares de um mercado publicitário sério, especialista, ético e criativo no Brasil. Suas palavras e atos serão ouvidos para sempre. Orgulho e saudades de você, Julio!”

Abap

A Abap (Associação de Agências de Publicidade)  também emitiu nota de pesar, assinada por Mario D’Andrea, presidente da entidade:

“Hoje perdemos umas das maiores colunas da construção do mercado publicitário brasileiro. Hoje perdemos Julio Ribeiro. Perdemos o profissional que mostrou a muitos de nós a importância do pensamento. Um dos maiores criadores de cases de sucesso da história desse país.

Hoje perdemos Julio Ribeiro. O cara que mostrou que o profundo conhecimento dos seres humanos vem logo antes do grande sucesso junto aos consumidores.

Além do profissional, hoje perdemos mais. Perdemos um exemplo na elegância no tratar com funcionários, a virtude no reconhecimento do talento do outro, o carinho pela profissão.

A nós, do mercado, só nos resta dizer uma coisa: Obrigado, Julio Ribeiro. Pelos ensinamentos e, principalmente, pelos exemplos”.

Leia mais

Confira a última entrevista de Julio Ribeiro