Beto Moraes

Whindersson Nunes está no YouTube, no Twitter, no Instagram, nos palcos, na publicidade e na Netflix. Horas antes de estrear o stand-up especial “Whindersson Nunes: Adulto” na plataforma, ele conversou com jornalistas na quarta-feira (14) e falou sobre o projeto, seu processo criativo e posicionamento como marca.

Informal e intimista, o Espaço ao Cubo, escolhido para a ‘mini coletiva’, recebe os ensaios do seu retorno aos palcos, com a turnê “A Volta do que Não Foi”, que começa no domingo (18), no Espaço das Américas. “Quando você está mal, principalmente nesses assuntos de depressão, parece que se você voltar vão dizer que estava mentindo. Mas depois eu parei e pensei: se me faz bem e me ajuda, não preciso esperar nada acontecer, preciso ver. Fiz um teste e estou amando”, contou.

O especial para a Netflix foi gravado em Fortaleza (CE) com um público de 17 mil pessoas e está disponível para 190 países. Sobre a parceria com a plataforma de streaming, ele explicou que houve interesse mútuo e o projeto fluiu. “A gente já tinha ido lá algumas vezes, eles disseram que viram o que eu faço e falamos de projetos. A Netflix é um dos maiores veículos de comunicação e do entretenimento. A gente tinha interesse e eles queriam também. Unimos o útil ao agradável.”

 

Garoto-propaganda
No currículo, além dos palcos e das telas, Whindersson tem campanhas e ações para marcas como Penalty, Oi , Qualy e Unopar, atingindo milhões de pessoas. O interesse por ele tem uma série de razões, entre elas o alcance do jovem: no YouTube ele tem 36,5 milhões de inscritos, no Instagram são 32,8 mi seguidores e no Twitter são 12,1 mi.

Ao PROPMARK, ele explicou como decide quais parcerias aceitar. Encarando como trabalho e considerando o valor da proposta, ele conta que faz questão de conhecer o produto ou serviço. “Como todo mundo a gente trabalha. Muitas coisas a gente faz por trabalho, muitas a gente faz porque confia. Mas, se eu nunca usei o produto ou serviço, eu vou atrás para saber o que é, antes de qualquer coisa. Vou nas redes sociais, compro para casa, vou testar. E tem coisa que não orna”, diz.

Adulto
“Ninguém fala e diz ‘agora você é adulto’. Você vai indo, vai indo e quando vê já está com um monte de coisa de adulto. Acho que a parte mais adulta da minha vida até agora foi casar.” Foi assim que ele explicou um pouco sobre o especial de comédia. Pensando na diferença de públicos entre cada plataforma que atua,  Whindersson afirmou que continuará fazendo conteúdo para “quem quiser assistir”. “Faço para todo mundo. Não penso muito em quem ou como vai assistir. Estar em um novo veículo é muito bom. Não é falta de publicidade ou de mídia ir para outro lugar. Poderia fazer para sempre no YouTube, mas a gente gosta de inovar”, explicou.

Para Diego Pignataro, diretor de Adulto, o projeto com a Netflix é mais do que um especial pontual, e pode abrir novos caminhos para o humorista. De acordo com ele, o segmento que o artista trabalha está no radar da empresa. “A Netflix se interessa pelo nicho e pelo público que ele tem. E esse especial de comédia abre a possibilidade de fazer outras coisas na plataforma”, comenta.

Do papel para os palcos e telas
Como processo criativo, Whindersson revelou que carrega um bloquinho para anotar tudo que chama sua atenção. Ele guarda isso até o momento de colocar à prova. “Essas histórias ficam anotadas até a hora que preciso testar. No meu show volta e meia introduzo alguma coisa. Esse que entra na Netflix é o terceiro show. Cada ano faço um show, gravo, e vou anotando para o outro. Testo, testo, se funciona, começo a rodar”, conta.

Kaká Diniz, sócio da NonStop Produções, empresa responsável pelo gerenciamento de carreira do Whindersson, enfatiza o jeito de criar do humorista. “Quem convive pensa que ele é louco, porque ele anota tudo. Ele passou três meses preparando o projeto. Levamos horas para ver tudo que ele anotou. Ele está preparado para voltar”, afirma. Whindersson finalizou: “Agora, por exemplo, ficamos dez dias lendo as besteiras que eu anotei, para ver se é engraçado. Hoje é dia de descobrir.”

Beto Moraes