A Shutterstock, Inc. comprou a PicMonkey, plataforma online de design gráfico e edição de imagens que permite a criativos desenvolver elementos visuais para apresentações, anúncios, logotipos, cartões de visita e banners.

O movimento segue um dos objetivos da Shutterstock, de democratizar a criatividade e capacitar a criação de conteúdo profissional por qualquer pessoa.

Segundo a empresa, a integração do PicMonkey à Shutterstock permitirá que os clientes, seja qual for seu nível de conhecimento, criem um conteúdo bonito e de qualidade com eficiência e facilidade.

Fundada em 2012, a PicMonkey dá aos criadores acesso a milhares de modelos, gráficos e fontes, com dicas e tutoriais para produzir peças visuais sofisticadas com aparência editorial para uma ampla gama de canais. A aquisição da empresa integra a estratégia da Shutterstock de expandir sua oferta para pequenas empresas, fornecendo ferramentas adicionais para que não profissionais possam elevar seu conteúdo visual em uma variedade de plataformas.

Stan Pavlovsky, CEO da Shutterstock, comenta que conteúdo é a base da oferta da Shutterstock, e selecionar um elemento visual é apenas uma etapa do processo criativo. “Uma peça-chave da estratégia e da visão da Shutterstock é oferecer um conjunto de soluções para toda a jornada criativa, independentemente da experiência ou nível de especialização. As ferramentas de design e edição fáceis de usar do PicMonkey, os recursos de colaboração entre equipes e nossa robusta biblioteca de modelos pré-projetados tornam a criação de peças com qualidade profissional para veiculação acessível em larga escala para qualquer pessoa, e justamente o que se espera da Shutterstock é que ela aprimore e acelere a entrega de nossa visão para clientes em todo o mundo”, diz.

Os principais recursos da ferramenta PicMonkey incluem edição de fotos, criação de efeitos, ferramentas de retoque, kits comunicação de marca, vídeo para armazenamento em nuvem, animações e páginas para criadores, empreendedores, marqueteiros sociais, profissionais de marketing, designers profissionais e criativos ocasionais.

A estratégia também expande o público potencial e o mercado atendido pela Shutterstock trazendo oportunidade para um mercado em franca expansão, o de software criativo e ferramentas de design, avaliado em US$ 8 bilhões. Espera-se que a aquisição contribua com aproximadamente 3% das receitas anuais da Shutterstock e traga mais de 200 mil novos assinantes para a sua bas.

A transação foi feita por US$ 110 milhões em dinheiro. As empresas CapM Advisors e Sheppard Mullin, respectivamente, prestaram consultoria financeira e consultoria jurídica para a Shutterstock. Já Lightning Partners e Latham & Watkins atuaram, respectivamente, na consultoria financeira e na consultoria jurídica para a PicMonkey.