Iniciativa da InPress Porter Novelli reuniu opiniões de líderes de empresas como Arcos Dorados, BRF, BP Bunge, entre outros

Experiências que gerem valor, metaverso, micro influenciadores, business intelligence... A lista de tendências, apontadas por executivos das principais multinacionais, é grande. Por isso, a InPress Porter Novelli lançou o e-book ‘As Principais Tendências de 2022’, que reúne a opinião de líderes C-level de companhias como Arcos Dorados, BRF, BP Bunge e Royal Canin, etc.

Roberta Machado, CEO da InPress Porter Novelli, afirmou que as análises mostram que, apesar dos desafios, o setor se encontra otimista. “Num momento crítico como o que temos vivido nas mais diversas frentes -- saúde, política, econômica, social, ambiental e de intensas mudanças culturais e comportamentais - a comunicação assume um papel ainda mais essencial para a tomada de decisões e para as transformações nas empresas”, afirma Roberta Machado, CEO da InPress Porter Novelli.

Iniciativa é da InPress Porter Novelli (Emile Guillemot/ Unsplash)

Leia abaixo a opinião de alguns dos executivos:

“Sobre tendências, acho que todas as questões relacionadas ao Metaverso estarão em alta. Porém, não sabemos ainda exatamente como essa tecnologia poderá ser utilizada e quais caminhos serão tomados pelas marcas. Eu ainda sigo apostando nas conexões entre as pessoas, tendo as plataformas como facilitadoras para isso. Uma tendência que despontou muito bem em 2021 e que acredito que irá se consolidar em 2022 são os microinfluenciadores”
Mariana Scalzo, diretora de Comunicação Corporativa da Divisão Brasil da Arcos Dorados (McDonald's)

“É cada vez mais complexo prever tendências em um mundo tão volátil, incerto, complexo e ambíguo. Mas me arrisco a dizer que, em 2022, nossas principais tendências girarão em torno da inovação, do futuro do trabalho, saúde física e mental, além das questões relacionadas à diversidade e sustentabilidade, que já são preocupações sociais que nos acompanham há algum tempo”
Suelma Rosa, diretora de Sustentabilidade & Assuntos Corporativos da Unilever

“No momento em que vivemos, uma comunicação simples e objetiva vem se tornando, cada vez mais, a chave do sucesso. Muito mais do que falar em tendência, neste ano buscaremos utilizar ferramentas de comunicação que nos permitam simplificar a mensagem que desejamos entregar aos nossos públicos. Simplificar é ‘olhar para dentro’ e entender o que de fato é importante pra quem recebe a mensagem e para quem comunica”
Carla Pistori, diretora de Assuntos Corporativos na Royal Canin

“Além de formatos inovadores, conteúdos criativos e jornadas customizadas, acredito que se fazer mais presente no dia a dia das pessoas, de forma respeitosa e não-invasiva, trazendo experiências que gerem valor, com cuidado e conexões genuínas, são ingredientes mais que essenciais para a comunicação e para marcas nesses novos tempos. Seguiremos falando de estratégia, de produtos, serviços, resultados, causas. Mas, cada vez mais, precisaremos entender que somente com uma comunicação de pessoas, para pessoas e com as pessoas, teremos a relevância estratégica e transformadora que queremos e que o contexto pede. Uma comunicação que proporciona momentos únicos, que cria memórias e vínculos duradouros. Realmente humana, mesmo que institucional”
Rozália Del Gaudio, diretora de assuntos corporativos da Localiza

“A pandemia impactou a forma de trabalhar, nos obrigando a repensar a comunicação. O home office derrubou as fronteiras entre trabalho e vida pessoal, mesclando o benefício da conveniência e os efeitos nefastos da falta de limites. A humanização da comunicação só é possível com a liderança engajando os times. Esse grupo, se quiser ser bem-sucedido na condução das equipes, precisa ser preparado. Além das habilidades técnicas e executivas, terá de desenvolver habilidades humanas para se conectar com os outros”
Mara Pinheiro, diretora de Comunicação e Relações Institucionais da BP Bunge Bioenergia

“Na minha visão, o ano de 2022 consolidará algumas tendências que já estão por aí, tais como uma comunicação cada vez mais empática e próxima, considerando sempre o propósito das marcas e seu papel social (ESG e diversidade) no centro, além do equilíbrio entre dados e fatos a partir de fontes confiáveis e que geram credibilidade para a informação, com o uso de inteligência de dados para ampliar o alcance e o impacto”
Raquel Ogando, diretora de Reputação e Comunicação da BRF

“Em 2022, acredito que um tema que já vem ganhando importância ao longo dos últimos anos, mas que se tornará uma prioridade não só para os profissionais de comunicação quanto para toda a sociedade, é a observação das ações tomadas pelas plataformas de mídias sociais para combater e bloquear a disseminação em massa de notícias falsas. O ano eleitoral torna essa questão ainda mais urgente e ponto de preocupação de gestores de reputação e marcas a respeito do vínculo que se constrói a partir do trabalho de promoção com essas plataformas. A pressão da sociedade levará marcas e corporações a sair de cima do muro e a se manifestar a respeito destas questões”
Fabio Mincarelli, head de Comunicação Corporativa da Henkel no Brasil