A Meteora Podcast, com o apoio da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), promoveu no início da semana uma oficina de podcast voltada para a população autodeclarada preta ou parda, trans e travesti.
A iniciativa fez parte do evento Summit Respect promovido pela ESPM e pela Barilla para incentivar o debate sobre a diversidade e inclusão em diversos meios, sobretudo no ambiente corporativo.
Uma das propostas da oficina foi estimular e orientar os alunos a desenvolverem criativamente conteúdo de podcasts. Os presentes discutiram a importância desta reflexão para descolonizar o apartheid social ainda existente.
Podcast é um programa de rádio, distribuído pela internet e que pode ser ouvido onde e quando o ouvinte quiser. Segundo Cris Guterres, uma das mentoras da oficina, o podcast é a ferramenta de comunicação do futuro e a possibilidade de produzir seu conteúdo usando apenas um celular permite que o individuo tenha mais autonomia para definir o que realmente é importante para ela no momento de se comunicar.
A Meteora podcast é uma inciativa da publicitária Renata Hilario em parceria com a jornalista Cris Guterres. Quando iniciaram o podcast há oito meses tinham somente a pretensão de produzir conteúdo com foco em temas que fossem tratados pela sociedade como tabus tendo a diversidade como ponto central. Com o crescimento do programa elas iniciam uma nova etapa de formação de pessoas interessadas em entrar no ambiente auditivo do podcast. “Nosso intuito é democratizar esse conhecimento, mostrar caminhos de como trabalhar a comunicação, dar ferramentas de empoderamento para que essas pessoas possam trazer projetos pessoais e profissionais conectando-as a um mercado crescente na comunicação”, conclui Renata.