![]()
A Microsoft nomeou Satya Nadella, veterano da empresa com 22 anos de casa, como seu novo CEO, encerrando nesta terça-feira (4) uma busca mais demorada que o esperado por um novo líder após Steve Ballmer anunciar em agosto sua intenção de se aposentar (leia mais aqui). Nadella é apenas o terceiro presidente-executivo da Microsoft nos 39 anos de história da empresa, depois do cofundador Bill Gates e de Ballmer.
A Microsoft também informou que John Thompson, conselheiro independente da companhia, vai substituir Gates como presidente do conselho de administração. O fundador da companhia, por sua vez, assumirá uma nova função como conselheiro de tecnologia e ainda deterá um assento no conselho.
A escolha de Nadella era amplamente esperada, e analistas e investidores já estão ponderando quão eficaz será ter o profissional à frente das ambições da companhia na área de dispositivos móveis. A Microsoft enfrenta uma lenta erosão de suas franquias Windows e Office, focadas em PCs, e precisa desafiar de algum modo a Apple e o Google no novo reino da computação móvel. Ao mesmo tempo, alguns investidores estão fazendo campanhas por uma redução de despesas e por uma fatia maior da enorme pilha de dinheiro da companhia.
A maioria concorda que a experiência de Nadella o torna uma escolha segura para levar a empresa adiante, mas ainda há uma dúvida sobre sua capacidade de tornar a companhia um sucesso entre consumidores ou investidores impacientes.