A Microsoft lança nesta sexta-feira (2) a plataforma de links patrocinados Bing Ads, administrada pela Microsoft Advertising. O serviço permite ao anunciante gerenciar as redes de search do Yahoo! e do buscador Bing em uma central única de campanha. Com a ferramenta, a companhia espera abrir uma concorrência de igual para igual com o Google, que opera no mercado de search com o AdWords.
A união entre as plataformas de publicidade de Microsoft e Yahoo! foi anunciada há dois anos nos Estados Unidos, depois levada a mais de 20 países e, agora, está sendo lançada no país. De acordo com Thiago Pizzirani, gerente da Bing Ads no Brasil, a demora no lançamento é devido ao tempo de maturação do serviço. “Queríamos trazer uma alternativa de valor no mercado nacional para o segmento de links patrocinados”, afirma.
Segundo a companhia, o custo por clique na plataforma é menor, o que potencializa o retorno sobre o investimento (ROI) dos anunciantes. Um dos focos da Microsoft são as pequenas e médias empresas, que têm reclamado do alto custo para rodar campanhas no AdWords, do Google, onde o volume de comprados é muito alto. Como o preço por clique é definido por leilão, uma vez que há demanda alta por palavras-chave, o valor do clique também sobe. “Há segmentos em que o clique está muito alto. Os grandes anunciantes não sentem tanto, mas os pequenos e médios estão sentindo o custo”, diz Pizzirani.
Por outro lado, o tráfego na plataforma também é menor. Sobre isso, a Microsoft trabalha para aumentar a audiência e, assim, ganhar mais volume. O executivo pontua que o alcance de Yahoo! e Bing, juntos, é de 20% na internet brasileira. “Vamos investir em trazer mais anunciantes para a plataforma”, indica. Uma das formas de atrair clientes foi criar novas modalidades de pagamento. É possível utilizar cartão de crédito nacional e emitir boleto bancário. A plataforma também permite importar campanhas já prontas do Adwords. “Estamos nos certificando de qualquer anunciante possa entrar”, reforça.
A companhia não fala sobre expectativa de market share no segmento de search, sabidamente dominado pelo Google. Porém, ela tem mostrado que pretende se tornar uma alternativa à companhia de buscas. “A Microsoft criou um time de desenvolvimento de Bing Ads para o Brasil, baseado no Rio de Janeiro, algo que existe em poucos países. Esse time está focado em customizar a ferramenta e adaptá-la ao mercado local. Queríamos vir para ganhar no Brasil”.