O comércio popular de rua foi um dos principais responsáveis por introduzir o conceito de comunicação sonora no ponto de venda. Mas, com o avanço tecnológico de ferramentas de transmissão de conteúdo e as novas demandas do consumidor, a presença de locutores anunciando promoções têm dado espaço a formatos que exploram não apenas questões comerciais, mas de relacionamento e branding. 

O movimento levou grandes redes varejistas, como Walmart, DrogaRaia e Centauro, entre outras, a repensar sua estratégia no PDV, passando a investir tanto na identidade visual das gôndolas quanto na comunicação sonora mais ampla. Segundo Marcel Soares, diretor-executivo de marketing e de atendimento da RDS Multimídia, empresa especializada em soluções de rádio e TV indoor, as redes varejistas já se deram conta da importância de trabalhar o branding sonoro no PDV. “Assim como você tem sua marca estabelecida, com layout e identidade visual próprios, a identidade sonora também ganha relevância. O varejo tem tomado consciência disso e enxerga novas tecnologias como ferramentas fundamentais para trabalhar o ponto de venda de forma complementar. A própria tecnologia entrega mais dinamismo, flexibilidade e assertividade”, ressalta o executivo.

A empresa fornece, por exemplo, estúdios de gravação e transmissão de conteúdo via satélite para as rádios indoor de seus clientes, dando mais rapidez e profissionalismo aos processos dos canais. “Cada vez mais os players do varejo apostam em recursos para tornar o momento da compra mais agradável, bem como aumentar suas vendas. O foco das nossas soluções é fortalecer o Sell Out e ser um parceiro comercial das empresas no PDV. Para isso, oferecemos produtos customizados aos nossos clientes para que eles ofertem produtos e serviços adequadamente ao consumidor final”, argumenta André Ranschburg, diretor da RDS. Para as 30 lojas da Coop, cooperativa detentora de supermercados, postos de gasolina e drogarias, em São Paulo, a RDS fornece serviços de comunicação nos pontos de vendas e nos ambientes corporativos da rede.

Na Rádio Coop, são divulgadas informações diversas, como serviços de utilidade pública, ofertas, promoções e informes sobre ações institucionais. A emissora é transmitida via satélite para todas as lojas da rede e também na internet, no site www.portalcoop.com.br. Além de canal relevante para melhorar a experiência do consumidor enquanto compra nas lojas, as rádios indoor acabam se tornando nova fonte de renda para os varejistas, que também comercializam os espaços publicitários para as marcas que desejam anunciar suas ofertas. “A aproximação entre nós e as marcas se dá indiretamente porque oferecemos a plataforma para o varejista e ele faz esse relacionamento e negociação de espaço comercial. Além do próprio espaço da loja para merchandising e de gôndola, eles oferecem espaço na rádio também. Temos clientes que registram um aumento de até 50% na venda de determinado produto ofertado na rádio. É um meio bastante eficiente no PDV”.

Para as empresas que não contam com equipe técnica e de conteúdo para o serviço, a RDS também fornece locutores próprios para gravar os informes. Os profissionais podem ainda entrar ao vivo direto do estúdio com o conteúdo previamente aprovado pelo anunciante. “Antes de conceber a rádio, a gente tem uma conversa com o cliente para entender os atributos da marca, entender como ela se comunica, se relaciona com todos os públicos. No PDV, você está se relacionando com clientes e funcionários, com todo mudo. A gente trabalha isso com o varejista e agência de publicidade até chegarmos em um modelo de linguagem e programação, inclusive musical, sendo pensada de acordo com os atributos da marca”, finaliza Soares.

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