Globo reorganiza premiação Profissionais do Ano (Alê Oliveira)

Com inscrições abertas a partir desta quarta-feira (29) e com encerramento previsto para o dia 19 de agosto, a Rede Globo de Televisão também apresenta novo formato para a tradicional premiação Profissionais do Ano cujo slogan clássico é “Nada Substitui o Talento.” A principal delas é a extinção das categorias Mercado e Institucional. Do modelo anterior fica apenas Campanha.

A emissora dá início à campanha publicitária para promover o projeto também a partir deste dia 29 de julho.

As novas áreas contempladas pela Globo são:

Filme (substitui a antiga categoria Mercado e contempla peças únicas, de veiculação nacional na TV aberta e por assinatura. Na classe Nacional, conta com subcategorização em Formatos Curtos, com duração de até 29 segundos, e 30+, com duração igual ou superior a 30 segundos. Também competem nesta categoria filmes de cunho social que não se enquadrem em nenhuma das outras categorias);

Integrada (campanha que tenha em sua estratégia de mídia a combinação de veiculação na TV (aberta ou por assinatura) com plataformas digitais da Globo, com diferença substancial entre as peças veiculadas, respeitando as características dos meios);

Ações em Conteúdo (projetos que tenham utilizado de forma inovadora as soluções de branded content nos canais aberto e por assinatura da Globo. A categoria avalia apenas ações realizadas no conteúdo, sem relação com o intervalo comercial. Ações com entregas digitais devem ser inscritas na categoria Integrada);

Ninguém Quarentena Sua Criatividade (filme ou campanha relacionado, de forma direta, à crise do coronavírus);

Campanha (conjunto de comerciais de produto, serviço ou ideia, assinado por um mesmo anunciante, com tema e/ou outros elementos em comum. Também competem nesta categoria campanhas de cunho social que não se enquadrem em nenhuma das outras categorias).

“Uma nova configuração do Profissionais do Ano já estava em nossos planos. Reformular o prêmio era necessário para acompanhar a evolução do mercado e mantê-lo relevante para os profissionais. A pandemia acabou acelerando esse processo. Revisitamos categorias e estamos fortalecendo integração e flexibilização como características essenciais para campanhas capazes de se destacar e gerar valor. Queremos transformar e trazer ainda mais potência e relevância para a premiação”, justificou Eduardo Schaeffer, diretor de negócios integrados em publicidade da Globo.

A Globo informa ainda que “trabalhos da classe Regional podem ser inscritas nas categorias Filme (sem subcategorização) e Campanha, com veiculação restrita às regiões Sudeste Capitais, Sudeste Interior, Norte-Nordeste, Leste-Oeste e Sul.”

O júri será on line com duas etapas. A primeira no dia 14 de setembro e a segunda em 21 de setembro.

O regulamento completo está disponível no endereço: https://profissionaisdoano.redeglobo.com.br/.