Após negociações com SBT, Band e Rede TV!, a Conmebol definiu o SBT como novo parceiro comercial para a transmissões da Libertadores da América na TV aberta.
O acordo válido até 2022 foi assinado nesta quinta-feira (10). A notícia foi confirmada pelo PROPMARK por fontes próximas da negociação e também por agências de publicidade. As empresas de comunicação já estão sendo sondadas pela emissora para acordos ainda informais de patrocínio dos jogos. No começo da tarde, o SBT e Conmebol também confirmaram a informação.
“Temos o prazer de apresentar o SBT como novo detentor dos direitos televisivos da CONMEBOL Libertadores para o Brasil. Esta aliança nos permitirá levar a emoção da Glória Eterna a mais torcedores no território brasileiro”, destacou, em nota, Juan Emilio Roa, diretor comercial da CONMEBOL.
O torneio começa na semana que vem, com transmissão do SBT da partida entre Bolívar x Palmeiras e Universidade Católica x Grêmio. As exibições serão feitas sempre às quartas-feiras. O contrato foi viabilizado após a Globo abrir mão dos direitos de transmissão devido a desacordo em relação a valores.
“Sabemos que o futebol é o esporte mais popular no Brasil e, como somos também uma emissora popular, nada melhor do que podermos voltar às transmissões nacionais com um torneio como a Conmebol Libertadores. Esperamos corresponder às expectativas dos fãs do futebol, do mercado publicitário e de todos aqueles que torcem pelo SBT”, disse também em nota oficial José Roberto dos Santos Maciel, CEO do SBT.
Com a decisão, detalhes técnicos começam a ser desenhados. Como a emissora não dispõe de equipe esportiva, o canal começa a montar seu time desde já. Como informou Flavio Ricco, em sua coluna no R7, Théo José é um dos principais nomes para assumir como narrador dos jogos. O jornalista atua como narrador dos canais Disney, sobretudo, na Fox Sports, mas não deve encontrar dificuldades para a rescisão do contrato, se assim decidir.
Théo José tem relação próxima com o SBT. Já trabalhou na emissora nos anos 1980 e 1990, e recentemente, em julho, narrou partida entre Flamengo X Fluminense pela final do Campeonato Carioca na emissora. À época, a Fox Sports cedeu a ida de seu profissional para o canal de TV aberta. Segundo fontes ouvidas pelo PROPMARK, por se tratar de um período maior, desta vez, com a Libertadores, a tendência é que haja rescisão de contrato.
Além da exibição em TV aberta agora no SBT, a Libertadores tem transmissões na Fox Sports em TV paga e no digital, no perfil da Conmebol no Facebook.
Reportagem atualizada às 13h08.