A Editora Globo, a Globo Condé Nast e a CBN criaram o projeto “Um Só Planeta”, movimento editorial brasileiro para promover práticas sustentáveis e enfrentar a crise climática.

Participam os veículos O Globo, Extra, Valor Econômico, Época, Época Negócios, Galileu, Marie Claire, Quem, Crescer, Casa e Jardim, Globo Rural, Pequenas Empresas & Grandes Negócios, AutoEsporte, TechTudo, Vogue, Casa Vogue, GQ, Glamour e CBN. A iniciativa começou dia 1º de fevereiro.

As 19 marcas irão publicar conteúdo sobre sustentabilidade em jornais, revistas, sites, infográficos, redes sociais, podcasts e newsletters.

O site reúne a produção do projeto, que também pode ser acompanhado pORs redes sociais (LinkedIn,Facebook,Instagram e Twitter). Cada publicação abordará o tema sob sua perspectiva.

19 marcas irão publicar conteúdo sobre sustentabilidade em jornais, revistas, sites, infográficos, redes sociais, podcasts e newsletters (Foto: Reprodução/Twitter)

O projeto também tem uma redação própria, sob direção de Sandra Boccia, diretora editorial da Editora Globo. “Esse projeto será marcado pelo jornalismo construtivo, afinado com o século 21, com curadoria impecável, propostas e soluções e audição qualificada. Será o encontro perfeito entre a reputação das nossas marcas e a força da inteligência coletiva aportada pelas empresas parceiras e pelo público. Vamos dar voz ao planeta”, diz.

O projeto tem parceria com as empresas Ambipar, Braskem, Engie e Natura. Cada marca terá um canal dentro do portal para dividir iniciativas, visões e práticas sustentáveis.

Roberto Simões, CEO da Braskem, reforça o propropósito da empresa, de melhorar a vida das pessoas criando soluções sustentáveis da química e do plástico. “Por isso, participar do projeto Um Só Planeta é importante para a Braskem. Precisamos enriquecer o debate sobre os rumos que temos de tomar no desenvolvimento sustentável do nosso planeta. Só assim construiremos um mundo melhor”, explica.

Maurício Bähr, CEO da ENGIE Brasil, comenta que o propósito da empresa é o de agir para acelerar a transição para uma sociedade neutra em carbono, por meio de consumo reduzido de energia e soluções ambientalmente mais amigáveis. “O propósito reúne a empresa, clientes e seus acionistas e concilia o desempenho econômico com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta. Por essa razão não poderíamos ficar de fora de uma iniciativa editorial tão ampla e importante como essa”, afirma.

A diretora global de Sustentabilidade da Natura, Denise Hills, destaca que a questão climática precisa estar no centro das decisões de todos os setores e se tornar um vetor para mudanças estruturais. “O lançamento do maior movimento editorial brasileiro para enfrentar esse problema global é de grande importância. Sabemos que podemos avançar muito em práticas sustentáveis no Brasil, mas, para isso, é fundamental repensar modelos de negócios e conectá-los de maneira mais estratégica à uma agenda verde.”

Cristina Andriotti, CEO da Ambipar, também celebra a iniciativa. “A parceria com o projeto Um Só Planeta é uma oportunidade única de expressar a missão da Ambipar, que é preservar o planeta para as próximas gerações por meio da gestão ambiental”, diz.

Há ainda o apoio da Iniciativa Verde, organização especializada em restauração florestal, e de O Mundo Que Queremos, agência de projetos de comunicação com foco em gerar mudança. As duas empresas ajudarão a Editora Globo no processo de neutralização de carbono das publicações que participam do movimento. Essa é uma das iniciativas que compõem o plano de sustentabilidade da EG, que será divulgado em breve.

Ao final de um ano de projeto, as principais matérias, infográficos e dados de serão editados para um anuário de sustentabilidade, que será veiculado na revista Época Negócios e no jornal Valor Econômico.