Patrick Vien, presidente da Universal Studios Networks, é porta-voz oficial da alteração corporativa que a rede de canais USA está anunciando. Passa a se chamar Universal Channel e começa a operar no segundo semestre de 2004. Será um canal de entretenimento dedicado ao gênero de investigação, com ênfase nas séries “Lei & Ordem”, “Monk” e “Magnum”, títulos de propriedade da Universal Studios. Além das tramas investigativas, o canal vai exibir filmes como “A Múmia”, “Velozes e Furiosos”, “Gladiador” e “Hannibal”. Um novo conceito visual e  investimentos em programação estão em fase de planejamento. “A América Latina e o Brasil desempenham um papel importante na nossa estratégia mundial” disse Vien. “Nosso canal atinge mais de 15 milhões de lares em 19 países. Por meio desse relançamento, o canal ganha ainda mais força no mercado latino americano e, aliado ao forte nome da Universal, conseguirá crescer sua posição e se tornar um dos principais canais na região. Basicamente, nós estamos transformando o que é percebido como um canal de entretenimento geral, o USA Network, em um canal com estratégia de programação mais agressiva e focada no dinamismo das séries investigativas da Universal”, acrescentou o executivo. “O canal está entrando em um novo patamar. Os investimentos previstos em programação, com a aquisição de filmes que fizeram uma carreira de sucesso nos cinemas e séries consagradas no mercado internacional, nos dão a certeza que o Universal Channel consolidará sua presença entre os principais canais pagos da TV brasileira”, diz Paulo Barata, gerente geral do canal USA no Brasil. “A Globosat contribuiu para a decisão da troca da marca do Canal USA através da recomendação feita aos sócios ao longo dos últimos dois anos. Acreditamos que uma marca menos genérica, e com um forte recall no Brasil ligado a filmes e entretenimento, pode definir melhor o posicionamento do canal”, finalizou Alberto Pecegueiro, diretor-geral da Globosat, programadora sócia do canal no Brasil.