O Ministério Público de São Paulo oficializou nesta quarta-feira (6) sua adesão ao Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID) para tentar reunir o maior número de informações sobre casos de desaparecimento. Diariamente, entre 50 e 60 pessoas desaparecem no estado de São Paulo, o que representa de 1,5 mil a 1,8 mil pessoas por mês segundo estatísticas da Delegacia de Pessoas Desaparecidas, ligada ao DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa).
O programa de localização a desaparecidos precisa do engajamento da população, que pode ter informações importantes sobre casos não solucionados. Para conscientizar o público sobre a gravidade do problema, o MP-SP lançou uma campanha publicitária, desenvolvida pela VML, agência do Grupo Newcomm, que promoverá o endereço virtual www.mpsp.mp.br.
O filme da campanha foi lançado nesta quarta, em versões de 30 e 60 segundos. A estratégia também terá ativação em redes sociais. Com direção de cena de Paula Munarski Jobim, da produtora Zeppelin, o filme mostra a angústia de uma mãe que perde a sua filha em um parque de diversões, sob a locução “O que ela está sentindo agora algumas mães sentem pelo resto da vida”.
A criação é de Alexandre Amaral e Marcel Ares, sob direção de Silmo Bonomi e Vitor Knijnik. Todos os parceiros e profissionais envolvidos com a produção atuaram em caráter pró-bono.