Com ativação na Amazônia, os dois modelos desembarcam no mercado nesta quinta-feira (15) e materializam a nova fase do Mizuno Crew 21
A Amazônia foi o cenário escolhido pela Mizuno para ativar o lançamento da sua nova coleção de tênis, a Mizuno Neo Collection. Os dois modelos, o Wave Neo Wind e o Wave Neo Ultra, representam o que a marca tem de mais sustentável em seu portfólio atualmente e devem guiar o desenvolvimento dos próximos produtos.
A coleção desembarca no mercado nesta quinta-feira (15) como parte de lançamento global da Mizuno. Entre os atributos de sustentabilidade, usa materiais biodegradáveis e ecofriendly, incluindo soluções à base de algas e rícino (mamona), que contribuem para a redução da emissão de CO2. Além disso, ao não passarem por tingimento, demandam menor volume de água para a fabricação.
Daniel Sarraf, gerente de marketing da Mizuno, conta também que a marca plantou o equivalente a 54 mil toneladas em emissão de carbono, como uma forma de compensar as 500 toneladas geradas com a produção da coleção. E, para cada par vendido, vai plantar duas árvores, em parceria com a National Forest Foundation.
Para a marca, os dois tênis materializam a evolução do projeto Mizuno Crew 21, criado em 1991 e ampliado no ano passado, com a meta de zerar as emissões de CO2 da marca até 2050. Foram adicionados ao programa ainda, além da sustentabilidade, os cuidados com a saúde física e mental por meio do esporte e o respeito à humanidade.
A coleção chega ao mercado brasileiro em momento singular para a marca, que teve os seus direitos de fabricação e comercialização no Brasil adquiridos pela Vulcabras em setembro de 2020 e desde fevereiro de 2021 está sob o controle total de companhia, que também detém a Olimpikus e a Under Amour. Antes, ficou por 23 anos com a Alpargatas, dona da Havaianas.
“A mudança da marca para a Vulcabras foi surpreendentemente positiva. A força da marca Mizuno unida a toda a experiência, capacidade produtiva, centro de inovação e estrutura da Vulcabras fez com que a marca atingisse números inesperados já no primeiro ano de operação”, afirma Sarraf.
No último balanço trimestral, a companhia declarou crescimento de 56,5% na categoria de calçados esportivos, puxado pelas três marcas e ressaltou “uma incrível retomada de mercado” da Mizuno, que apresentou a sua primeira coleção criada e produzida sob o novo comando.
A experiência às margens do Rio Negro e por outros rios e agapós que serperteiam a alguns quilômetros da capital do estado do Amazonas será a tônica da estratégia para posicionar os produtos junto aos consumidores. Conta com um time de mais de 20 influenciadores, entre Tênis Certo, Canal Corredores, Mariana Goldfarb e Mina Winkel.
Lá, os corredores e influenciadores caminharam pela floresta, receberam dicas de sobrevivência, conheceram as peculiaridades dos ecossistemas que compõem a região amazônica e a gastronomia e os seus sabores, como o tucumã e o xis-caboquinho, patrimônio cultural imaterial de Manaus, e famoso açaí com tapioca.
E, na hora de colocar os tênis à prova, foram recepcionados por dois indígenas da etnia Baré para um treino de 8,5km pela mata, entre eles o cacique, responsável por liberar a largada. Na linha de chegada, uma medalha muito diferente das que costumam receber em provas oficiais, um colar feito com sementes de açaí entregue pelas mãos do cacique Curaci.
“Tenho certeza de que eles tiveram acesso a muita informação relevante, que agora será disseminada entre seus seguidores”, adiciona o executivo sob a experiência idealizada pela agência Milk. A ativação terá a emissão de carbono compensada, de acordo com a marca, que ainda está definindo a ONG que será responsável pela ação e promete comunicar nas redes sociais.