O PayPal encomendou uma pesquisa global sobre o consumo online para a Ipsos e apontou algumas conclusões sobre a relação entre consumidores e mobile em 11 países. No Brasil, foram entrevistados 2 mil consumidores e 500 lojistas.

Um dos insights é que 76% dos consumidores pesquisados disseram usar dispositivos móveis para fazer compras ou pagamentos online, e outros 60% dizem pagar contas ou fazer compras online via celular pelo menos uma vez por semana, mostrando o alcance dessa forma de pagamento. Já 74% dos lojistas brasileiros entrevistados garantiram que têm versão otimizada e responsiva de suas lojas online para smartphones, que conseguem gerar gastos no tíquete médio de R$ 503.

PayPal diz que 43% dos consumidores fizeram compras online por meio de redes sociais

“A pesquisa da Ipsos demonstra o quanto o conceito de ‘mobile only’ já está no horizonte. E também como o Brasil vem se posicionando para ser um mercado importante para o comércio online. Trata-se de uma sociedade entusiasta da tecnologia móvel e que tem no smartphone um amigo inseparável. Faz todo o sentido, portanto, que os e-commerces estejam, em sua imensa maioria, preparados para vender via equipamentos móveis”, afirma Thiago Chueiri, diretor de Desenvolvimento de Negócios do PayPal Brasil

Outra informação interessante é que 43% dos consumidores entrevistados no Brasil disseram ter feito compras online por meio de redes sociais nos seis meses que antecederam a pesquisa realizada pela Ipsos. Do outro lado, 52% dos lojistas nacionais entrevistados garantiram já estar vendendo produtos e serviços via redes sociais.

A Ipsos também quis saber quantos internautas brasileiros costumavam fazer compras online internacionais via dispositivos móveis. E mais da metade (51%) respondeu que esta é uma modalidade comum de compras. Já entre os lojistas, 74% deles se dizem integrados ao comércio internacional e já venderam online, via smartphone, para consumidores de outros países. Ainda nesse quesito, uma informação surpreendeu os pesquisadores da Ipsos: segundo os lojistas online brasileiros, 48% do volume de suas vendas vêm de clientes internacionais – que compram online via dispositivos móveis.

A Ipsos descobriu também que 54% dos consumidores brasileiros preferem comprar produtos ou serviços e pagar contas via smartphones – média muito maior que a global, que é de 43%. E outros 74% de lojistas online brasileiros têm sites responsivos (que se adaptam às telas de smartphones) e adaptados para a experiência de compra móvel – a média global é de 63%. Dentre os quase 26% de lojistas que ainda não estão prontos para o comércio via smartphones, 40% garantem que a otimização de seus e-commerces é a prioridade para os próximos 12 meses.