A Moringa adotou nova ação interna para auxiliar no desenvolvimento comportamental para seus colaboradores. O projeto visa melhorar as relações interpessoais entre eles e, claro, alcançar melhor funcionamento do trabalho coletivo.

Para coordenar todo o processo, a Moringa contratou Lecticia Lobofilho, que está sendo apresentada como “intérprete comportamental”. O CEO Bruno Ladeira fala que ela ajuda na interpretação dos comportamentos das pessoas e, a partir disso, na melhora das relações interpessoais. “Ela ensina como cada um pode aumentar o poder de se comunicar com mais assertividade e influência a partir do uso adequado da linguagem verbal e não-verbal”, argumenta.

Bruno Ladeira e Lecticia Lobofilho (Divulgação)

Lecticia está ligada ao departamento de recursos humanos da agência, onde auxilia no recrutamento e contração de novos funcionários. “A análise comportamental é a parte final do recrutamento. O perfil comportamental do candidato é avaliado para que esteja coerente com perfil da vaga e do gestor e seu time. Costumamos chamar de match corporativo”, diz Ladeira.


O principal objetivo da ação, conforme o executivo, é melhorar a assertividade na vaga e diminuir o turnover, bem como possuir times mais coesos e produtivos. Lecticia, segundo a Morringa, é especialista em inteligência emocional e análise comportamental e há mais de 15 anos ajuda as pessoas a se comunicarem melhor com base no autoconhecimento.