Agência tem como projeto ajudar e acompanhar os seus clientes brasileiros nos processos de expansão para a América Latina

A agência de relações públicas Motim resolveu ampliar os seus horizontes de atuação e entrar em outros países latino-americanos. Os escolhidos são Colômbia, México e Argentina, que a empresa considera como dotados de um ecossistema de inovação e startups mais maduro e também com maior potencial de visibilidade de imprensa para os clientes, após estudo de 12 meses.

A decisão foi impulsionada também pelo crescimento na região de empresas de inovação, como startups e scale-ups, que são o foco de atuação da Motim. Muitas, inclusive, têm se transformado em unicórnios, com valor de mercado superior a US$ 1 bilhão. De acordo com dados da Associação para Investimentos de Capital Privado na América Latina (Lavca), as startups atraíram US$ 15,3 bilhões em 2021.

Neste primeiro momento, no entanto, a Motim, que se coloca como aceleradora de reputação e gestora de posicionamento, tem como projeto ajudar e acompanhar os clientes que tem no Brasil nos seus processos de expansão pela América Latina. Hoje, a agência é a responsável por contas como NotCo, Agrotools, Arquivei, Minu e Movidesk e Freeletics.

“O projeto que inaugurou a estratégia foi a marca britânica Glorify, cliente de assessoria de imprensa desde seu lançamento no Brasil, em janeiro de 2021. O app cristão de devocional diário já conquistou 2,2 milhões de usuários no país”, conta Silas Colombo, fundador e CCO da Motim.

“Mas gradativamente, até o final do ano, pelo menos 80% da carteira atual de clientes terá uma estratégia latam”, estima Colombo. A partir de 2023, o processo entra em um novo ritmo e a agência pretende importar clientes desses países.

Os serviços também estão sendo introduzidos aos poucos. A área de assessoria de imprensa chegou primeiro e, até o fim do ano, novos produtos devem ser adicionados, como marketing de influência, LinkedIn PR e ações de conteúdo orgânico e performance.

Segundo Colombo, também responsável por comandar as equipes locais e que contará com Luís de Magalhães, Head de PR da agência, como líder de estratégias, a Motim tem atualmente um time de 8 pessoas distribuído por esses países e pretende investir 1 milhão e meio nos próximos 3 anos, com equipe, parceiros e inteligência de mercado.

No Brasil, a agência conta hoje com 56 profissionais e informou um crescimento de 156% no faturamento em 2021.