Mudanças nas lideranças do Publicis Groupe e WMcCann marcam a semana

Marcelo Reis deixou a LBTM e Fernando Diniz assume cargo de CEO na agência; na WMcCann, Renata Bokel será CEO

Na primeira semana cheia de dezembro — e uma das últimas de 2023 —, o mercado registrou movimentações envolvendo lideranças das agências. No Publicis Groupe, a novidade foi a chegada de Fernando Diniz, até então no comando da DPZ, à Leo Burnett Tailor Made, onde assumirá o cargo de CEO, que foi ocupado nos últimos anos por Marcelo Reis leia aqui a carta de despedida de Marcelo Reis.

Outra mudança no grupo foi a criação do cargo de CCO, que será de Andréa Fernandes. Sob sua gestão estarão as áreas de marketing, tecnologia, operações, estratégia e novos negócios. Seu background mescla passagens por empresas como Ambev e Kraft Heinz, startups de tecnologia, e agências de publicidade como Africa e DM9.

Fernando Diniz, Andréa Fernandes e Fábio Brito: novidades no Publicis Groupe (Fotos: Divulgação)

Além disso, Fábio Brito, que já teve passagem pela agência como Regional Director, Business VP, agora, assumirá a posição de COO da LBTM. Em agências de publicidade, Brito passou pela Dentsu e McCann.

No mesmo dia, a WMcCann anunciou que terá uma nova CEO a partir de março de 2024. Trata-se de Renata Bokel, que assumirá a vaga de André França, que se tornou CEO em abril de 2021 e deixará a empresa no próximo ano.

Bokel chegou à WMcCann em 2019 como CSO e, em 2022, assumiu a cadeira de COO. Mãe do Bento, a nova CEO também é advogada de formação, especialista em direito ambiental, com MBA em marketing pela UFRJ.

Renata Bokel, CEO da WMcCann a partir de março de 2024 

Tem uma carreira com mais de 20 anos como estrategista para grandes marcas em agências e conta com a experiência em tecnologia e dados adquirida durante sua passagem pela IBM como head of consumer engagement para a América Latina.

Na Dentsu Creative, quem chegou foi Ricardo Lima, mais conhecido como Dolla, como novo CCO. O executivo, ex-ECD na VMLY&R de Milão, está preparando o seu retorno ao Brasil em janeiro de 2024 e, na agência, terá o desafio de liderar todo o pensamento e processo criativo para marcas como Ajinomoto, Canon, Chevrolet, Japan House SP, L'Oréal e Nissin, entre outras.

Na França desde 2017, o criativo criou e liderou a primeira campanha global de marca de Colgate, que resultou no Leão de Creative Strategy em Cannes no ano de 2022. Também pela VMLY&R/Red Fuse, conquistou os três primeiros Leões da operação com duas diferentes campanhas (Protex e Colgate Whitening).

VP de mídia na We
Gustavo Gaion assumiu a cadeira de VP de mídia da We. O executivo, com mais de 27 anos de mercado, chega à agência tendo como foco principal a gestão da estratégia, compra e operação de mídia.

Gustavo Gaion, vice-presidente de mídia da We 

Gaion acumula passagens em diversas agências como Y&R (atual VMLY&R), Ogilvy, F&Q Brasil, AlmapBBDO, Leo Burnett e Grey. Durante parte desse período, liderou a estratégia, compra e operação de mídia de importantes marcas em diversos setores, como Vivo, Bradesco, Magalu, Unilever, P&G, entre outras.

Promoção na DreamOne
Diego Galan foi promovido a head de BI na DreamOne. No novo cargo, o executivo ficará concentrado na análise de métricas e informações que possam impulsionar as campanhas, ativações e na criação de novos formatos aos clientes.

Google
O Google terá Gustavo Souza como novo diretor-geral de produtos de publicidade e soluções para clientes. Em sua nova função, ele será responsável por coordenar as estratégias de produtos e soluções da empresa.

Antes de assumir a nova função, o executivo era responsável pelo relacionamento com clientes nas verticais de Educação, Telecom, Mercado Imobiliário, Delivery, entre outros.

Gustavo Souza, diretor-geral de produtos de publicidade e soluções para clientes do Google

Ele também já liderou times de vendas, marketing e transformação digital em empresas de outros segmentos, incluindo SulAmérica, Nextel, Cyrela e Votorantim.

Nova CCO
A Hood, estúdio de brand experience, recebeu nesta semana Fernanda Peltier para o cargo de CCO. A executiva entra para completar o tripé composto por Marco Arioli (CEO) e Alice Motta (COO).

A executiva chega para somar no pensamento estratégico da Hood, aplicando seu conhecimento adquirido anteriormente como diretora e coordenadora da área de planejamento e criação em agências como BFerraz, Hands, Sherpa42, Score Group (Ex The Marketing Store) e Propeg.

Novas lideranças no marketing
A Domino's e a Pirancanjuba apresentaram os seus novos líderes no marketing. Na primeira, quem chegou foi Gabriel Ferrari, novo CMO para o mercado brasileiro. O novo executivo da Domino's Pizza Brasil se formou em Propaganda e Marketing pela ESPM, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV e curso de Gestão financeira pela Columbia University em Nova York.

Gabriel Ferrari e Lisiane Guimarães

Já a marca Piracanjuba anunciou a promoção de Lisiane Guimarães da Silva Campos como nova diretora de marketing. Na empresa há 18 anos, Lisiane participou de importantes marcos da companhia, como a expansão nacional da marca, lançamento de produtos.