Até onde a sua imaginação consegue chegar quando os assuntos são “a sociedade do futuro”, “o futuro da propaganda” ou “o futuro da comunicação”?
É fascinante imaginar uma sociedade hiperconectada, vivendo de verdade o que hoje ainda é mais teórico do que prático: saúde conectada, carro conectado, casa conectada, cidades inteligentes, relógios inteligentes, internet das coisas e mais uma dezena de tendências que eu poderia listar aqui, mas consumiria todo o espaço desta coluna.
Além dessas macrotendências, ainda temos as transformações tecnológicas e comportamentais que seguem seu curso e impactam em cheio o mundo da comunicação e do marketing, como: consumidor hiperconectado, bilhões de tablets e de smartphones cada vez mais inteligentes e imprescindíveis, mídia programática, native advertising, big data, idosos conectados às redes sociais, os jovens conectados aos instant messengers, e por aí vai.
Todas essas transformações que ocorrerão nos próximos anos criarão um número gigantesco de novas oportunidades para os profissionais de comunicação e marketing digital que enxergarem que a tecnologia veio para ficar e irá impactar cada vez mais a sociedade e o nosso mercado.
A história mostra que nem todas as visões se concretizarão, mas boa parte dessas tendências já se tornou realidade nos mercados mais desenvolvidos e, cedo ou tarde, também irão impactar o nosso mercado. É melhor se preparar do que fingir que nada disso acontecerá.
Nosso grande desafio profissional será explorar todo o potencial criativo que essas novas possibilidades nos oferecem, de maneira que as marcas, as instituições e causas de todos os tipos sejam capazes de interagir de maneira inovadora com as pessoas e, a cada interação, fazer com que a vida dessas pessoas se torne mais interessante, mais prazerosa e mais significativa.
Por mais tecnologia que nos rodeie e por mais programática e pragmática que a comunicação se torne, a criatividade continuará sendo o grande diferencial do nosso setor. Cada nova tecnologia apresentada ao mercado cria paralelamente a necessidade de explorá-la de maneira criativa.
Esse é um ciclo virtuoso e empolgante que me dá a certeza de que quem estiver de cabeça aberta para essas novas possibilidades irá vivenciar momentos de grande realização pessoal e profissional nesse e nos próximos anos.
*Cofundador da Neelkeen e associado do IAB