As impactantes aberturas do dominical Fantástico, da Globo, com seus bailarinos e cenários tecnológicos, sempre geraram conversa entre os brasileiros. Neste domingo (19), a emissora comemora 2.500 edições do programa com uma nova abertura. Desta vez, a narrativa do ‘Show da Vida’ inclui tecnologia de ponta usada na indústria cinematográfica e lança um olhar contemporâneo, dialogando com o legado de vanguarda, arte e inovação.
De acordo com a Globo, foram aplicadas soluções como fotogrametria, motion capture – que permitiu integrar os bailarinos e toda a coreografia com os movimentos dos grafismos representando os quatro elementos da natureza – e ainda um processo chamado rotomation, que ajusta o movimento 3D quadro a quadro, trazendo realismo a todas as cenas.
Já a trilha sonora mantém a essência original, porém com novos arranjos, incluindo elementos sonoros orgânicos, como barulhos com os pés e com as mãos. O trabalho tem direção geral de Ricardo Moyano e Christiano Calvet, da TV Globo, com direção de cena da dupla Tomat, da Zohar (composta por Tomas Salles e Mateus Araujo). A pós-produção foi realizada pela Fullframe.
Para a coreografia, foram trazidos de ritmos clássicos a contemporâneos, que misturam danças africanas, hip hop e dança urbana. O corpo de baile é diverso e representativo. Para o figurino, foram usados tecidos aderentes e tons neutros, para que os movimentos se sobressaíssem. Um desafio de dança nas redes sociais da Globo também será lançado com o propósito de estimular o público a fazer os passos dos bailarinos a partir de um tutorial.