Páris Piedade Neto deixou o cargo de diretor de plataformas tecnológicas da TV Globo para assumir a vice-presidência de dados e performance da AlmapBBDO. Nos quase seis anos no Grupo Globo, lançou a Mídia Programática e desenvolveu projetos de inovação e dados. Agora, em seu primeiro cargo numa agência, chega para ajudar a lidar com o desafio dos dados e, em especial, com as novidades trazidas pelos ventos da nova lei geral de proteção de dados que passa a reger o mercado. Nesta entrevista, o executivo – que é coordenador do Comitê Digital do Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp) e presidiu, até 2017, o Comitê de Combate a Fraude do IAB Brasil – fala sobre o “desafio de empresas com tradição e solidez como a AlmapBBDO sempre se reinventarem”.

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Fragmentação
O desafio é enorme. O momento que a indústria atravessa é bastante complexo. Entre os desafios, destaco a crescente fragmentação das audiências e as novas leis de privacidade, que respondem aos escândalos recentes e são apenas a ponta do iceberg. A necessidade de fazer uma boa propaganda continua dependendo do entendimento profundo do negócio do cliente e do público consumidor. Tudo isso só faz sentido alavancado pela criatividade. Não existe um bom trabalho sem pesquisa e otimização constante. A AlmapBBDO sempre soube disso. Dados e performance sempre estiveram presentes na agência. Irei aportar ainda mais conhecimento do ambiente digital e mídia programática, para continuar e evoluir essa fórmula de sucesso.

Experiência
Desde 2000 eu trabalho com e para agências e marcas. Nestes 18 anos, a maior parte do meu trabalho foi com ad-tech. É o conjunto de tecnologias, serviços e padrões que permitem a gestão, entendimento das métricas e a entrega de mídia digital. Tudo isso intimamente ligado ao universo das agências – a digitalização e o crescimento de mídia programática ampliam ainda mais este escopo. Apesar de ser a minha primeira posição fixa em uma agência, o ambiente, os desafios e as pessoas são muito familiares.

IAB e Cenp
Antes de tudo, sou muito grato pelas oportunidades e convites de atuar no IAB e no Cenp. No começo, eu não entendia muito bem, mas hoje sei que estas escolhas vieram de um desejo muito forte de dividir conhecimento e melhorar o entendimento de assuntos complexos. Eu sempre trabalhei fazendo a ponte ou a tradução entre tecnologia complexa, pessoas e negócios. Não é diferente quando falamos de combate à fraude ou boas práticas em mídia programática. O entendimento técnico, de ambientes complexos, precisa ser aplicado na prática e orientado aos negócios. O nosso primeiro manual de combate à fraude brasileiro foi reconhecido pelo IAB Global e dividido com mais de 45 países.

Aprendizado
Atuar na área de negócios da Globo foi uma grande escola. Como os projetos e desafios comerciais sempre foram muito diferentes, desde grandes pacotes a projetos de conteúdo customizados, houve muitas oportunidades de inovação, de automação e eficiência interna. O aprendizado com a jornada de dados, que andou junto com o desenvolvimento de mercados locais, foi importante para entender o que está por vir.

Gestão de pessoas
A transformação digital está ocorrendo em todos os lugares. Não é uma exclusividade da área de mídia. Enxergo isso com naturalidade. O desafio de empresas com tradição e solidez, como a Globo ou a AlmapBBDO, é o de sempre se reinventar mantendo a essência. E ambas contam com os melhores profissionais do mercado, que têm a inquietação e o desejo de evoluir. O desafio maior é sempre na gestão de pessoas. As diferenças de gerações entre os profissionais que compõem os times é a maior oportunidade para transformação, desde que se trabalhe de forma coletiva somando expertises.

Outro patamar
A Lei 13.709/18 coloca o Brasil em um patamar moderno e com enorme respeito aos direitos e dados individuais. A sociedade civil brasileira ainda não tem conhecimento suficiente do tema privacidade. Há uma oportunidade de construção e aprendizado neste sentido. Muito do que não gostamos na propaganda digital deve sumir do mercado. Só vão prosperar as empresas que trabalharem com responsabilidade e transparência.

Responsabilidade
Falta muito em todos os campos. O próprio entendimento de responsabilidade, do consentimento que tem de ser muito mais claro e com finalidade específica e não genérica, já requer bastante mudança.