Um dos palestrantes mais aplaudidos no Fiap 2013 (Festival Ibero-americano de Publicidade), que termina nesta quarta-feira (1º), em Miami, Laurence Boschetto, CEO e presidente da Draftfcb, apresentou o tema “Um novo modelo de indústria para uma Nova América”. Destacando o crescimento dos latinos, afro-americanos e asiáticos nos Estados Unidos, ele ressaltou que a indústria da comunicação deve abrir os olhos para as novas possibilidades que estão surgindo no mercado.
Ele falou, sobretudo, de inclusão e de como conectar as diferentes culturas. “Não podemos mais estereotipar, categorizar”, disse ele. O executivo afirmou que a voz é o instrumento mais poderoso nesta indústria e fez um paralelo com programas de grande audiência nos EUA, como o The Voice, que tem no seu júri representantes da música latina, black e country. “Essa é a nova realidade. Isso é multicultural. Isso é mainstream”, reforçou.
Para dar uma ideia do rápido crescimento dos latinos nos EUA, ele mostrou estatísticas que indicavam que, em 2011, 52 milhões de pessoas de origem hispânica viviam no país, já representando a maior minoria étnica e movimentando US$ 1,5 trilhão na economia. Já para 2050, a previsão é que a população hispânica nos EUA atinja 132 milhões de pessoas. “Se as empresas não mudarem a visão, vão perder mercado”, enfatizou Boschetto.
O executivo também ressaltou a importância de associações representativas dos latinos, como a Ahaa – voltada para esse mercado e parceira do Fiap este ano –, se mobilizarem e fazer com que os anunciantes entendam que o mercado hispânico é o maior em crescimento no país. E reforçou que as agências de publicidade precisam representar esse multiculturalismo por meio das campanhas, integrando todas as diferentes comunidades. “As pessoas querem respeito e inclusão”, destacou ele, acrescentando que hoje 51% dos bebês que nascem nos EUA não são brancos.
Ao final da apresentação, Boschetto contou que o lugar que mais gosta de viajar é para a América Latina, “porque eles (os latinos) são apaixonantes, mente aberta, muito próximos dos italianos”. Boschetto, como o próprio nome indica, é de origem italiana e se diz um entusiasta pelos latinos.