Paulistanos e visitantes que passarem pela Marginal Tietê na época do Natal vão se deparar com uma decoração inusitada: um Papai Noel de 20 metros de altura instalado nas dependências do Shopping Center Norte. A estátua é o principal atrativo da campanha de fim de ano do empreendimento e entrou para o Guinness Book, livro que contabiliza recordes mundiais.
A ideia da estátua teve origem na Mix Brand Experience, agência que recentemente se uniu à Aktuell para criar a maior operação de marketing promocional do mercado brasileiro. Habituada a projetos natalinos especiais em São Paulo, como a decoração da Avenida Paulista, a iluminação da Ponte Estaiada e a montagem da árvore do Ibirapuera, a agência ofereceu o projeto ao shopping, que costuma investir bastante em campanhas de fim de ano, e o Noelzão, como passou a ser chamado, saiu do papel.
Célio Ashcar, sócio e CEO da Mix, disse que o projeto começou a ser concebido logo no início do ano. “O nosso Natal começa em janeiro. Quando acaba o de todo mundo, em dezembro, o nosso já começa logo depois, pois temos que começar a desenvolver projetos diferenciados para executá-los ao longo do ano. E neste ano tivemos a ideia de fazer o maior Papai Noel do mundo. Consultamos o Guinness antes para saber se havia essa propriedade e vimos que existia um em Cingapura. A partir daí, vimos que dava para fazer, que era possível, mas que precisávamos de uma área grande e com bastante visibilidade. Oferecemos o projeto ao Center Norte e eles abraçaram de cara”, conta.
O executivo referiu-se ao Papai Noel que detinha o antigo recorde, construído em Cingapura. Com 15 metros, a estátua manteve-se como a mais alta do bom velhinho durante 17 anos. Mas só até esta quinta-feira (7), quando o Noelzão do Center Norte passou a ser o novo recordista oficial após ter a altura medida por Ralph Hanna, representante do Guinness Book para a América Latina. “É um recorde muito difícil de ser quebrado, um grande desafio, porque o tamanho do Papai Noel é gigante. Até agora, ninguém teve a criatividade e a valentia para quebrá-lo”, disse o inglês. “Esse é um recorde para visitar com toda a família. As pessoas podem visitar e ver algo histórico, que nenhum outro lugar no mundo tem”, completou.
Ashcar ressaltou que o fato de a agência estar envolvida em um projeto que entrou para o Guinness confere uma visibilidade muito grande, principalmente para o cliente. Além disso, afirmou que a estátua representa os conceitos que o Center Norte trabalha durante a data. “O Natal traz esse valor de família, magia, troca, e o Papai Noel é o ícone disso tudo, não existe Natal sem ele. Quisemos mostrar quão grande pode ser o Natal, quão grandes podem ser esses sentimentos. É um ícone gigantesco para as pessoas resgatarem isso de uma forma gigantesca também”, finalizou.
Investimentos
O Noelzão faz parte dos R$ 5 milhões investidos pelo Center Norte no Natal. Somente a estátua custou em torno de R$ 1 milhão, que se soma à decoração interna e da fachada, avaliada em R$ 1,5 milhão. Há ainda as quantias investidas no plano de mídia, que contempla jornais e revistas, para divulgar a programação e a promoção, patrocinada por Cielo e Bradesco Cartões, que distribuirá prêmios como vale-compras e um carro.
Ricardo Afonso, superintendente do shopping, afirma que a concorrência entre centros comerciais é grande atualmente, o que pede ações inovadoras para atrair os consumidores. “Fomos o quinto shopping a se instalar em São Paulo. Hoje, são 52 centros comerciais. A concorrência aumentou e isso faz com que tenhamos que sair da mesmice, fazer coisas diferentes. Nossa empresa tem em seu DNA a superação de desafios”, disse.