Com o exponencial crescimento do e-commerce brasileiro e com dois dos maiores eventos esportivos prestes a acontecer no Brasil, a Netshoes só tem a comemorar. Pertencente a um grupo formado por 13 lojas virtuais, a Netshoes é hoje a terceira maior loja virtual do País, ficando atrás apenas da Americanas.com e Submarino, de acordo com a ComScore. “Estamos na posição que queremos estar e vamos lutar para permanecer nela”, diz Roni da Cunha Bueno, diretor de marketing da empresa.

O Grupo Netshoes é composto por 13 lojas virtuais, sendo elas a Netshoes, as lojas oficiais dos clubes Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Internacional, Palmeiras, Santos e São Paulo. O grupo ainda administra as lojas virtuais Fascar, Globo Esporte, Havaianas, Visa e Timberland, além da categoria de tênis e futebol do portal Americanas.com. “O foco da empresa é ser a melhor loja de e-commerce do Brasil”, comenta Bueno. A loja virtual atende a todo Brasil e promete entregas em até dois dias úteis. Para isso, conta com uma equipe de 550 colaboradores, disponível 24 horas por dia, para atender a 65 mil solicitações ao mês.

A Netshoes começou como uma loja física, em 2000, na Vila Buarque, bairro de São Paulo. Inicialmente, comercializava sapatos masculinos e aos poucos entrou para o ramo de tênis e equipamentos esportivos. A Netshoes chegou a possuir oito lojas físicas na cidade de São Paulo. Em 2002 a loja entrou definitivamente para o e-commerce. A F.Biz é a agência responsável pela comunicação digital da Netshoes e a WE, do offline. “Comecei investindo muito em online e hoje, o caminho que estou fazendo é o inverso de todo mundo”, falou Bueno, referindo-se ao investimento que a Netshoes passou a fazer nas outras mídias, como TV e rádio.

A loja virtual utiliza-se das mídias sociais, como Twitter, Orkut, blog, YouTube e Facebook, como canais de comunicação direta com o consumidor. Em relação ao público-alvo, Bueno diz que prefere não estabelecer uma faixa etária ou social devido à imensa diversidade de produtos e preços – são cerca de sete mil itens que a loja vende. “Eu não gosto de ter esse foco nos jovens porque eles são um nicho. E como eu trabalho com internet, eu consigo ter uma visão de cada nicho. E não quero ficar restrito”, falou Bueno.

Com a Copa da África do Sul, as vendas da Netshoes no período foram equivalentes ao Natal que, como em todo o varejo, é o período de maior venda. Com a Copa, a Netshoes teve um crescimento de 20% em relação ao mesmo período no ano passado. Para esse incremento nas vendas, Bueno diz que fez uma estratégia de marketing agressiva na internet. Ao todo foram mil banners de produtos relacionados ao mundial em 200 sites diferentes, além dos usuais seis mil banners mensais para divulgar todos seus itens.

A loja virtual também organizou promoções. Já no final de 2009 foi realizada a promoção “Natal Canarinho”, que a cada R$ 100 gastos, o consumidor ganhava um cupom para concorrer a viagens para a África do Sul. Para este ano a Netshoes fez a ação “Camisa Premiada do Brasil”, que disponibilizou carros, televisores e viagens para quem comprasse camisas da Seleção Brasileira na loja. A empresa criou o hotsite “Torcida Netshoes” que oferecia produtos das seleções que competiram na Copa, e disponibilizou promoções e descontos no Twitter.

Recentemente, a Netshoes patrocinou o jogo amistoso do Brasil contra os Estados Unidos, além da publicidade nas placas de jogos nacionais, como do Cruzeiro, Palmeiras e Santo André.

por Maria Fernanda Malozzi