Segundo estudo, queda foi de 21,2% no comparativo com os primeiros seis meses do ano passado

Levantamento da Nielsen revelou que houve retração nos investimentos em digital no primeiro semestre deste ano. No total do período, segundo estudo, foram investidos R$ 28,7 bilhões, o que resultou numa retração de 21,2% no comparativo com o primeiro semestre do ano passado.

No entanto, ainda de acordo com o levantamento da Nielsen, existe indícios de mudanças nos próximos meses do ano. Isso porque, com a proximidade de eventos que aquecem o setor varejista, tal qual Natal e o Black Friday, a tendência é que os investimentos em mídia digital se recuperem.

A análise é reforçada pelo aumento, embora sutil, de 3% nos investimentos no segundo trimestre de 2023 contra os primeiros três meses do ano.

O estudo mostrou também que, no acumulado do ano, os  setores que mais se conectaram com o público representaram 68% de todo o investimento em publicidade digital no Brasil – destaque para o setor varejista, que liderou em média os investimentos em anúncios digitais.

Cenp Meios
Divulgado na semana passada, o Cenp Meios revelou que o mercado fechou o primeiro semestre de 2023 com R$ 9,14 bilhões de investimentos em mídia, o que resultou num crescimento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado – à época, foram investidos R$ 8,3 bi (com 309 agências)

Em 2022, o volume de injeção totalizou R$ 21,2 bilhões.

A TV aberta é a que tem o maior share – 43% de todo o investimento; na sequência, aparece o meio internet (36,9%). Na terceira posição, aparece a mídia exterior, com 9,2%.

(Crédito: Foto de NordWood Themes na Unsplash)