Cena de comercial da Nike criado pela F/Nazca S&S

 

A conta da Nike, uma das principais marcas de artigos esportivos do mundo, deverá mudar de agência de publicidade no Brasil. O anunciante iniciou um processo de concorrência nesta semana. A informação é de fontes do propmark. A conta da Nike é atendida pela F/Nazca S&S desde 2005. Recentemente, no festival D&AD 2012, realizado em Londres, em abril, a agência foi premiada com filmes criados para o anunciante.

Também segundo fontes, a Nike convidou a própria F/Nazca para participar da concorrência. O escritório paulistano da Wieden+Kennedy, agência que atende a conta da Nike internacionalmente, também foi convidado. Haveria ainda a participação de pelo menos uma terceira agência na concorrência. O propmark apurou que a DM9DDB foi convidada, porém declinou por conflito com a conta da marca Olympikus. Procuradas, F/Nazca, W+K e DM9 não retornaram as ligações do propmark até a publicação desta nota. A Nike informou que “não vai comentar nada a respeito”.

Desde que o escritório da Wieden+Kennedy foi instalado no Brasil, no final de 2010, há especulações sobre a possibilidade de transferência da conta da Nike. O curioso neste momento, caso seja confirmada a concorrência, seria a realização de um processo de escolha de agência em vez de uma simples troca.

A verba de marketing da Nike no Brasil não é revelada, mas o anunciante vai aumentar significativamente seus investimentos no país para a Copa e as Olimpíadas. Globalmente, a marca investe cerca de US 1,7 bilhão em ações de marketing, incluindo publicidade, promoção e patrocínio.

Mundialmente famosa pelo slogan “Just do it!”, criado pela Wieden em 1988, a Nike é líder mundial na venda de artigos esportivos. Ela foi fundada em 1964 como Blue Ribbon Sports, em Oregon, nos Estados Unidos, e mudou sua marca para Nike, nome de uma deusa grega que representa a vitória, em 1978. Nos últimos anos, ela vem fazendo aquisições para aumentar market share e a mais significativa foi a compra da Umbro, em 2007.

Publicitariamente, a Nike é a principal conta da Wieden + Kennedy, desde a fundação da agência, em 1982. Além da sede em Portland (Oregon) e do escritório paulistano, a W+K tem escritórios em Londres, Nova York, Amsterdã, Shangai, Pequim, Tóquio e Nova Délhi.