Dando continuidade às iniciativas de valorização do agricultor e da agricultura brasileira, a unidade de proteção de cultivos da Basf deu início à nova fase da campanha “Agricultura, o maior trabalho da Terra”. A iniciativa, criada pela e21, teve como ponto de partida a veiculação de um filme, de cerca de um minuto, no intervalo do “Jornal Nacional”, na TV Globo.
Principal peça da campanha, o comercial, produzido pela Mythago e com direção de cena de Mocita Fagundes, apresenta o dia a dia e os desafios do agricultor por meio de uma linguagem emocional, e traz como protagonista o personagem Antônio, que representa um agricultor brasileiro. Para contar sua história são exploradas imagens de sua vida, desde menino à fase adulta, mostrando a sucessão do trabalho de seu pai e o seu cuidado com a terra.
Além de TV, o trabalho contempla rádio, peças online, mídias sociais e impressas. Na web, a ideia é levar o consumidor ao hotsite “O Maior trabalho da terra”. Paralelamente, haverá uma campanha em mídias sociais nos perfis da companhia. A criação é de Cado Bottega e Eduardo Harthmann.
Pesquisa
A abordagem adotada nessa nova fase da campanha vem de uma recente pesquisa realizada pela Basf no Brasil, que ouviu cerca de 300 agricultores e mil consumidores. Batizada de “Farm Perspective Study”, ela teve como principais conclusões o aumento do nível de confiança do agricultor como provedor de alimentos e uma maior satisfação dele com o cenário atual do setor, quando comparado ao resultado do estudo realizado em 2011 – este índice, por exemplo, teve um aumento de 4%, passando de 73% de satisfação para 77%. Os produtores também se sentem melhor com sua posição na sociedade em relação à pesquisa anterior, passando de 62,3% em 2011 para 73,3% em 2014. E mais de 90% dos consumidores dizem respeitar a atividade do agricultor.
Um dos pontos “discordantes” entre agricultor e consumidor está na questão da sustentabilidade. Enquanto 67% dos profissionais da área dizem que utilizam métodos sustentáveis, apenas 37% dos que consomem pensam do mesmo modo. Em contrapartida, 75% destes dizem que estão dispostos a pagar por alimentos produzidos de forma ambientalmente amigável. Daí a discordância já parte dos agricultores – somente 36% dizem que isso seria possível.
https://www.youtube.com/watch?v=ZyCr9I1vLe4
Ficha técnica:
Direção de criação: Ricardo Bottega
Direção de arte: Fernando Geisel e Vinícius Maia
Redação: Eduardo Harthmann e Lucas Kircher
Mídia: Priscila Abreu e Larissa Bittencourt
Atendimento: Laura Torres, Mariane Lauer, Luciane Martins e Alberto Meneghetti
Planejamento: Luciano Vignoli e Eduardo Meurer
RTV: Alessandra Bastos
Produtora do filme: Mythago
Direção de cena: Mocita Fagundes
Finalização: Diego Martins
Produtora de som: Radioativa
Fotografia: Silvio Ávila
Manipulação: Meca