O aumento da busca pelo termo suicídio vem crescendo na internet e especula-se que uma das razões seja a popularidade da série 13 Reasons Why ou os 13 porquês, que estreou no Netflix no dia 31 de março.

A série do Netflix narra as razões pelas quais uma adolescente de 17 anos diz ter sido levada a tirar a própria vida e vem dividindo opiniões de artistas, público e psiquiatras. Rapidamente virou uma febre. Estima-se que a série já tenha quebrado todos os recordes de audiência do Netflix, gerando mais buzz e conteúdo nas redes sociais do que qualquer série anterior. Só pra se ter uma ideia, na primeira semana de exibição foram mais de 3 milhões e meio tweets sobre o programa, o dobro do segundo colocado em menções (Chasing Cameron). No bate-papo a seguir, Bob Vieira da Costa, sócio-fundador e presidente da nova/sb , fala sobre o projeto Comunica Que Muda Brasil e por que  a agência decidiu entrar no debate sobre o tema Suicídio. 

 O que o projeto Comunica que muda vem descobrindo a respeito do suicídio?

​Bob – Levantamento da equipe do Comunica Que Muda constatou que 13 dias antes do seriado estrear havia 20 mil menções sobre suicídio nas redes sociais do Brasil (contando Twitter, Face e Instagram), e ​ agora já são ​mais de 380 mil menções​ (dados atualizados em 19/5)​. A análise foi feita utilizando a ferramenta de monitoramento Torabit​.​

Como a nova/sb quer entrar no debate a respeito do tema?

Bob – Esse sempre foi um tema tabu na imprensa brasileira, que por orientação da OMS, não divulgava os casos de suicídio. Entretanto, os dados de suicidio só vinham aumentando no mundo todo, inclusive no Brasil. A nova/sb tem ​como​ metodologias de trabalho fazer pesquisas para monitorar o comportamento do brasileiro e identificar tendências e o que é popularidade. O suicídio​ apareceu como um assunto latente e percebemos que não falar sobre ele não estava resolvendo o problema. Decidimos no final de 2015 incluir o suicídio como um dos temas e fazer esse debate nas redes sociais​.​

Qual o histórico do projeto Comunica Que Mud​a​?

Bob – Ainda em 2015, escolhemos 5 temas ​para discuti​r no projeto Comunica Que Muda, por serem considerados de interesse público, mas pouco debatidos​, tabu, como a descriminalização da maconha, a produção e destinação do lixo, o uso indiscriminado do carro, intolerancia e o suicidio. A cada tema a nossa equipe se debruça sobre cases, dados e produz  conteúdo para enriquecer o debate​ levado aos mais de 4​35​ mil seguidores nas redes sociais. ​

Que curiosidades os estudos do projeto já detectaram, por exemplo?

Bob – Mobilidade urbana – apesar de reclamarem muito de engarrafamentos, a maioria dos cidadãos conectados moradores dos principais centros urbanos tem como principal objetivo comprar um carro.

Intolerância – a política é a forma mais latente nas redes sociais brasileiras, avaliamos que trata-se de um reflexo direto e duradouro do cenário que envolve os escândalos políticos e  mudança de comportamento da população, sobretudo pós-manifestações de 2013

Lixo – o brasileiro sabe que é um assunto importante, mas não se preocupa com ele.

Suicídio – Há uma carência muito grande de canais para abordar o tema e a população ainda teme falar do assunto

Maconha – A população ainda carece de informação sobre a diferença entre liberação e descriminalização

 

 

Qual o papel da comunicação nos debates acerca de temas de interesse público e como contribuir para transformações sociais?

Bob – A Comunicação de Interesse Público é toda ação de comunicação que tem como objetivo primordial levar uma informação à população que traga resultados concretos para se viver e entender melhor o mundo; tendo como beneficiários diretos e primordiais da ação a sociedade e o cidadão.