A 7ª edição da Pesquisa Game Brasil 2020 (PGB) revelou que o mercado tem se fortalecido no país. O público cresceu 7,1% em relação ao ano anterior, sendo os adultos de 25 a 34 anos a principal faixa etária (33,6% do total).
O levantamento também apontou as marcas preferidas pelos gamers em diversas categorias, evidenciando oportunidades para ativações e patrocínios. Entre os snacks, por exemplo, figuram Ruffles, Doritos e Cheetos respectivamente.
No segmento telefonia, destaque para a Vivo em primeiro lugar, seguida por Claro e Tim. Não à toa, a Vivo é a preferida. A companhia dá o naming right a uma equipe de eSports, a Vivo Keyd, e desde 2017 vem aumentando seus investimentos no ecossistema gamer, inclusive, com produção de conteúdo. O documentário Game Changers, sobre o mercado de jogos, é um desses exemplos.
Reflexo semelhante houve também entre as marcas de refrigerantes. Guaraná, Coca-Cola e Fanta são os preferidos dos gamers. Neste caso, as três marcas têm forte relação com o mercado há pelo menos três anos. Fanta Guaraná, que pertence ao portfólio da Coca-Cola, começou como patrocinadora da equipe Team One de League of Legends, apesar de hoje não manter mais o patrocínio. Ainda assim, a marca Fanta segue forte no cenário, principalmente no apoio a projetos sociais, como o AfroGames.
Outra categoria cuja associação com games é relevante é a de energéticos. Não à toa, Red Bull lidera a preferência. A marca tem um torneio próprio de eSports no Brasil, o Red Bull Player One. A Monster, que aparece em terceiro lugar, também tem uma forte atuação em patrocínios, sobretudo no cenário internacional, o que pode trazer reflexos no Brasil. A TNT Energy Drink ficou com a segunda colocação.
As marcas mais segmentadas também devem ficar atentas às preferências dos gamers. Diante da representatividade do público feminino, por exemplo, o segmento de cosméticos está aquecido, principalmente por contemplar além de maquiagem outros itens mais gerais como perfumes, desodorantes e similares. Entre os preferidos estão O Boticário, Natura e Johnson & Johnson respectivamente.
A PGB ouviu 5.830 pessoas em 26 estados e no Distrito Federal, em fevereiro deste anos. O estudo é realizado pelo Sioux Group, através da unidade de negócios Go Gamers, ESPM e Blend New Research.
Confira a seguir a lista completa de preferências por categorias.
BANCOS
1 – Nubank
2 – Caixa Econômica
3 – Banco do Brasil
SALGADINHOS
1 – Ruffles
2 – Doritos
3 – Cheetos
TELEFONIA
1 – Vivo
2 – Claro
3 – Tim
ENERGÉTICOS
1 – Red Bull
2 – TNT
3 – Monster
CARTÕES
1 – Mastercard
2 – Visa
3 – Elo
TÊNIS
1 – Nike
2 – Adidas
3 – Puma
COSMÉTICOS
1 – O Boticário
2 – Natura
3 – Johnson & Johnson
CARROS
1 – Honda
2 – Chevrolet
3 – Mercedes
MOBILIDADE
1 – Uber
2 – 99
3 – Easy Taxi
DELIVERY
1 – iFood
2 – Uber Eats
3 – Mc Donald’s
REFRIGERANTES
1 – Guaraná
2 – Coca-Cola
3 – Fanta
TELEVISORES
1 – Samsung
2 – LG
3 – Sony