Nada melhor do que começar 2018 fazendo um rápido balanço do ano que se foi. Não é novidade que os hábitos de consumo mudaram bastante e cada vez mais as pessoas têm consumido conteúdo em vídeo na internet. Os canais de TV já entenderam a força desse movimento e começaram a migrar seus conteúdos também para plataformas digitais. É comum encontrarmos diversos canais pagos – e agora até canais abertos – que oferecem conteúdo exclusivo ou replicam aquele distribuído pela TV em plataformas online. Temos grandes exemplos disso como, o Globo Play da TV Globo, HBOGO, SBT Vídeos, entre outros.

Segundo uma pesquisa da Cisco, o mercado de OTT irá movimentar quase U$$ 500 milhões esse ano, o que é um número representativo em um mercado extremamente promissor. Mas, muito além dos olhares apenas dos grupos de mídia, o setor tem atraído, também, produtores, empreendedores digitais e empresas que apostam em conteúdo de nicho como um diferencial para o seu negócio.

Quando falamos em Netflix de Nicho, pensamos em uma plataforma com o mesmo formato da gigante americana Netflix, com um conteúdo raro, de qualidade e relevante para um público alvo específico. Como exemplo, gosto muito de citar o meuSucesso.com, do meu amigo Flávio Augusto, que é uma plataforma com conteúdos focados em empreendedorismo. Hoje, o Netflix, por exemplo, já possui mais assinantes do que as duas maiores TV’s a cabo dos EUA e o que podemos perceber com todo esse crescimento do conteúdo de nicho é que os usuários não querem mais ter 200 canais disponíveis, eles querem pagar e assistir somente aquilo que realmente interessa.

Uma pesquisa da Accenture diz que o Brasil é o segundo país do mundo com o maior número de visualizações em plataformas de vídeos, com mais de 11 bilhões de views mensais e cerca de 96% de usuários na web que consomem conteúdo em vídeo. Pensando nesse cenário, posso dizer que esse é o momento certo para construir um negócio baseado em vídeos. Para isso, é preciso pensar em alguns pilares como por exemplo – conteúdo relevante, raro e de qualidade; uma plataforma de vídeo para gerir todo esse conteúdo, com um ambiente personalizado e soluções de pagamento seguras e integradas; além de apostar em estratégias de marketing digital, redes sociais, inbound, entre outras para que seu conteúdo viralize.

O mercado já tem adotado o termo Vídeo Business como uma grande tendência de negócio para os próximos anos. Acredito que esse é o momento para profissionais e empresas investirem nesse segmento, serem criativos e proporcionar conteúdo de alta qualidade para seus clientes. Se olharmos a nossa volta, criadores de conteúdo digital já estão ganhando muito dinheiro na internet. A diferença é que agora as possibilidades de monetização vão além da publicidade. Você não precisa mais depender de views ou para ter sucesso nesse meio. Está esperando o que para criar o seu negócio em vídeos?

Gustavo Caetano é CEO da Samba Tech