Desenvolvida em parceria com o centro NeuroSenses, a ativação propõe experiência imersiva e antecipada de EGEO Cogu

Nesta semana, O Boticário iniciou a divulgação de EGEO Cogu, nova fragrância com cogumelo como ingrediente principal, a partir de uma estratégia inédita: uma experiência de 'review' sem produto. O lançamento antecipado foi direcionado a criadores e formadores de opinião por meio de um press kit sem frascos ou amostras, que utiliza estímulos sensoriais e imersivos como forma de apresentar a novidade.

Desenvolvida em parceria com o centro NeuroSenses, a ação se apoia em estudos de neurociência e na tendência do shifting — prática que conecta estímulos visuais e auditivos à imaginação. O conteúdo foi criado pelas produtoras Pródigo e Canja, com base em testes que mapeiam as áreas cerebrais ativadas ao sentir determinadas fragrâncias.

Para acessar a experiência, os convidados recebem uma caixa que utiliza a tecnologia NFC (Near Field Communication). Ao aproximar o celular, o público é direcionado a um vídeo guiado, com imagens, sons e narrativas capazes de provocar uma jornada sinestésica. A proposta é que os participantes compartilhem nas redes sociais suas percepções sobre “qual seria o cheiro de EGEO Cogu”.

Segundo Carolina Carrasco, diretora de branding & comunicação do Boticário, a campanha propõe uma nova forma de abordagem para envios orgânicos de beleza. Já Sofia Ricciardi, diretora-executiva da SoWhat — agência responsável pela campanha —, afirma que o projeto partiu do comportamento atual de consumo, em que o review antecede a experimentação.

O vídeo imersivo revela a composição da nova fragrância, classificada como frutal amadeirada ambarada. EGEO Cogu chega ao mercado em edição limitada no dia 12 de maio, com vendas no e-commerce da marca e em lojas selecionadas. Após o lançamento, os participantes da ativação receberão o produto físico.